O jornal americano The New York Times vai receber, ao longo de três anos, cerca de US$ 100 milhões (R$ 498,7 milhões) do Google. Segundo o diário de negócios The Wall Street Journal, a quantia faz parte de um acordo que vai permitir que o maior site de buscas do mundo exiba o conteúdo do jornal em algumas de suas plataformas.
A publicação informou ainda, citando pessoas a par do assunto, que o acordo inclui a participação do NYT no Google News Showcase, um produto que paga aos editores para apresentar seu conteúdo no Google News, e algumas outras plataformas. E inclui ainda outros serviços do gigante de tecnologia, como em anúncios e assinaturas.
Pela abrangência, avaliam especialistas, o acordo abre um precedente para novas negociações, reafirmando ainda a importância da remuneração de conteúdo jornalístico por gigantes de tecnologia
“Por ser um acordo amplo, envolvendo várias ferramentas e nesse valor, é positivo. Porque reconhece o valor dessa remuneração pelo conteúdo jornalístico. Ao surgir nos EUA, país em que as práticas privadas é que fazem a regulação, o acordo demonstra a necessidade de ter uma regulação (das big techs) em países emergentes para impor os direitos de veículos menores”, afirma Sydney Sanches, advogado especializado em direito autorial e propriedade intelectual.
Ele pontua que apenas um veículo da robustez do NYT tem condições de chegar a um acordo nesses moldes. Para o advogado, somente com a regulação das empresas de mídias sociais pequenos veículos e produtores de conteúdo ganharão poder de barganha para pleitear um preço justo pela veiculação de seus produtos