A Microsoft anunciou na quinta-feira (16/03/2023) seus planos de trazer inteligência artificial para suas ferramentas de produtividade mais reconhecidas, incluindo Outlook, PowerPoint, Excel e Word, com a promessa de mudar a forma como milhões de pessoas trabalham todos os dias.
Em um evento na quinta-feira, a empresa anunciou que os usuários do Microsoft 365 em breve poderão usar o que a empresa chama de “Co-piloto” de inteligência artificial, que ajudará a editar, resumir, criar e comparar documentos. Mas não o chame de Clippy. Os novos recursos, que são construídos com a mesma tecnologia que sustenta o ChatGPT, são muito mais poderosos (e menos antropomorfizados) do que seu antecessor em forma de clipe de papel com olhos arregalados.
Com os novos recursos, os usuários poderão transcrever notas de reunião durante uma chamada do Skype, resumir longas conversas por e-mail para criar rapidamente respostas sugeridas, solicitar a criação de um gráfico específico no Excel e transformar um documento do Word em uma apresentação do PowerPoint em segundos.
A Microsoft também está introduzindo um conceito chamado Business Chat, um agente que essencialmente se junta ao usuário enquanto ele trabalha e tenta entender e dar sentido aos dados do Microsoft 365. O agente saberá o que está no e-mail do usuário e na sua agenda do dia, bem como os documentos em que ele está trabalhando, as apresentações que está fazendo, as pessoas com quem está se encontrando e as conversas que ocorrem em sua plataforma Teams, de acordo com a empresa. Os usuários podem então pedir ao Business Chat para fazer tarefas, como escrever um relatório de status resumindo todos os documentos em várias plataformas de um determinado projeto e, em seguida, criar um e-mail que possa ser enviado para sua equipe com uma atualização.
O anúncio da Microsoft vem um mês depois de a empresa ter trazido recursos semelhantes de inteligência artificial para o Bing e em meio a uma corrida armamentista renovada na indústria de tecnologia para desenvolver e implantar ferramentas de inteligência artificial que possam mudar a forma como as pessoas trabalham, fazem compras e criam. No início desta semana, o concorrente Google anunciou que também está trazendo a IA para suas ferramentas de produtividade, incluindo Gmail, Sheets e Docs.
Durante uma apresentação aos seus clientes na quinta-feira, a Microsoft delineou sua estratégia para trazer inteligência artificial para seus serviços do Microsoft 365, incluindo Outlook, Teams, PowerPoint, Excel e Word.
As notícias também surgem dois dias após a OpenAI, a empresa por trás da tecnologia de inteligência artificial da Microsoft e criadora do ChatGPT, ter apresentado seu modelo de próxima geração, o GPT-4. A atualização surpreendeu muitos usuários em testes iniciais e em uma demonstração da empresa, com sua capacidade de elaborar processos judiciais, passar em exames padronizados e criar um site funcional a partir de um esboço à mão livre.
A OpenAI disse que adicionou mais “guardrails” para manter as conversas nos trilhos e trabalhou para tornar a ferramenta menos tendenciosa. Mas a atualização, e as ações das maiores empresas de tecnologia para integrar essa tecnologia, poderiam adicionar questões desafiadoras sobre como as ferramentas de IA podem subverter profissões, permitir que estudantes trapaceiem e mudar nossa relação com a tecnologia. O novo navegador Bing da Microsoft já está usando o GPT-4, para melhor ou pior.
Um porta-voz da Microsoft disse que os usuários do 365 que acessam as novas ferramentas de IA devem ser lembrados de que a tecnologia ainda é um trabalho em andamento e que as informações precisarão ser verificadas duas vezes. Embora a OpenAI tenha feito vastas melhorias em seu último modelo, o GPT-4 ainda tem limitações semelhantes às versões anteriores. A empresa disse que ainda pode cometer “erros simples de raciocínio” ou ser “excessivamente ingênuo na aceitação de declarações falsas óbvias de um usuário” e não verifica fatos.
Ainda assim, a Microsoft acredita que as mudanças melhorarão significativamente a experiência das pessoas no trabalho, permitindo que elas realizem tarefas de maneira mais fácil e menos tediosa, liberando-as para serem mais analíticas e criativas.
https://edition.cnn.com/2023/03/16/tech/openai-gpt-microsoft-365/index.html