A aposta na ‘garagem solar’ para carro elétrico

Enxergando na mobilidade elétrica um nicho promissor, a WEG vem firmando uma série de parcerias para tentar se posicionar como a principal provedora de infraestrutura para recarga de veículos elétricos, mercado em que atuam gigantes como ABB e Siemens. 

A fabricante brasileira já tem acordos para fornecimento de carregadores com algumas montadoras, como Renault e Stellantis, e vê oportunidade para expandir os negócios com as “garagens solares”, estações de recarga elétrica abastecidas através da geração solar. 

“É difícil de fazer prognósticos sobre o crescimento desse mercado, mas uma coisa é fato: as empresas estão cada vez mais preocupadas com a questão ambiental. A mobilidade elétrica é uma tendência sem volta em todo o mundo”, afirma Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação. 

A mobilidade elétrica ainda não constitui uma área de negócios dentro da companhia, mas tornou-se uma aposta concreta há três anos, quando a WEG lançou no mercado sua linha de estações de recarga, 100% desenvolvida e fabricada na sede, em Jaraguá do Sul (SC). Batizada de “WEMOB”, a solução é oferecida em diferentes potências e velocidades de recarga, podendo atender desde residências até pontos em rodovias. Com índice de nacionalização acima de 60%, em média, os equipamentos estão cadastrados na linha Finame “Baixo Carbono”. 

A WEG não informa volumes de produção, mas diz ter “centenas” de estações de recarga já instaladas no país. Os WEMOB se encaixam no segmento “equipamentos eletroeletrônicos industriais”, que corresponde a quase 50% da receita operacional líquida da fabricante. 

Para ampliar sua presença no segmento, a companhia vem se aliando a montadoras e grupos do setor de energia em vários projetos de fomento à mobilidade elétrica no país. Em abril, fechou acordo com a Renault e a EDP para ser a fornecedora recomendada de infraestrutura de recarga para os clientes do modelo elétrico Zoe. Na semana passada, anunciou uma parceria com a Stellantis para prover estações para o novo 500e. 

Iniciativas envolvendo o poder público também estão na pauta da WEG. Em Fernando de Noronha (PE), a companhia está testando, em parceria com a Renault, as “garagens solares” – uma solução ecológica que ganha força com a adesão cada vez maior dos consumidores brasileiros à geração própria de energia solar, em telhados e pequenas usinas distribuídas. 

No arquipélago, que banirá veículos movidos a combustão a partir de 2030, as empresas montaram seis garagens com geração solar para recarregar 28 veículos elétricos que já circulam na ilha. As instalações têm capacidade de gerar 26 MWh por ano, o suficiente para cobrir o consumo elétrico de todos os veículos zero emissão. O excedente de energia gerada é direcionado ao consumo da população local. 

Para Johann, já existe hoje demanda no Brasil por garagens solares e sistemas de armazenamento para alimentar as estações de recarga. “Isso deverá ser uma tendência em estacionamentos de aeroportos, por exemplo. Já temos conversas com potenciais clientes e projetos iniciais”, explica. 

Outro nicho que começa a oferecer oportunidades de negócios é o mercado imobiliário. Segundo o executivo, as construtoras estão se movimentando para instalar estações de recarga em novos empreendimentos. “Em São Paulo, por exemplo, existe uma lei municipal que obriga prédios novos a ter infraestrutura pronta para instalação dos carregadores, isso também já começa a fomentar.” 

Em outra frente de atuação em mobilidade elétrica, a WEG está fornecendo “powertrain” (motor elétrico de tração mais inversor de frequência) para caminhões e ônibus. O maior projeto da companhia nessa área é com a MAN Volkswagen, que começou a produzir neste ano a família de caminhões elétricos E-Delivery. 

Por ora, a fabricante catarinense está concentrando seus esforços em mobilidade elétrica no mercado brasileiro, mas já enxerga potencial também para fornecimento a países da América Latina. Uma expansão para outras regiões em que atua, como os Estados Unidos, será avaliada num segundo momento. 

O mercado brasileiro de veículos elétricos vem crescendo. Em julho, a frota de eletrificados em circulação chegou a 59.793, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Para o ano, a entidade estima que as vendas deverão passar de 30 mil veículos, alta superior a 50% frente a 2020. Em paralelo, cresce também a oferta de eletropostos: o país tem hoje 754 pontos públicos e semipúblicos, mais do que o dobro do registrado no início deste ano. 

Do lado da infraestrutura de recarga, várias iniciativas vêm surgindo nos últimos anos. A EDP Brasil está implementando uma rede de recarga ultrarrápida que cobre todo o Estado de São Paulo, em parceria com as montadoras Audi, Porsche e Volkswagen, o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), e as fornecedoras ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens. Já a BMW Brasil desenvolveu uma estação de abastecimento completamente desconectada da rede pública de energia, junto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e os grupos Solví e Energy Source. 

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/08/11/weg-aposta-em-garagem-solar-para-carro-eletrico.ghtml

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