Dois senadores dos EUA pressionaram na quarta-feira a Federal Trade Commission (FTC) para sondar a Tesla (TSLA.O) , dizendo que a empresa enganou os consumidores e colocou o público em perigo ao comercializar seus sistemas de automação de direção como totalmente autônomo.
“As repetidas declarações exageradas da Tesla e do (CEO) Sr. (Elon) Musk sobre as capacidades de seus veículos … colocam os motoristas da Tesla – e todo o público que viaja – em risco de ferimentos graves ou morte”, disseram os democratas do Senado Richard Blumenthal e Edward Markey em uma carta para a presidente da FTC, Lina Khan.
“Os motoristas da Tesla ouvem essas afirmações e acreditam que seus veículos estão equipados para dirigir sozinhos – com consequências potencialmente fatais.”
Um porta-voz da FTC na quarta-feira confirmou que a comissão recebeu a carta, mas se recusou a fazer mais comentários.
A carta, que veio depois que a National Highway Transportation Safety Administration abriu uma investigação no piloto automático da Tesla na segunda-feira, aumentou a pressão sobre a Tesla.
Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. As ações da Tesla subiram 4% no início do pregão de quarta-feira.
O piloto automático é um recurso padrão para carros Tesla e permite que os veículos mantenham distância dos carros da frente. A Tesla vende seus recursos avançados de assistente de motorista, como mudança de faixa e estacionamento automatizado sob o nome Full Self-Driving (FSD) por US $ 10.000, embora o sistema não torne seus veículos totalmente autônomos.
Musk, que tem quase 60 milhões de seguidores no Twitter, usa o termo FSD com frequência, geralmente se referindo ao pacote de recursos do Tesla, mas muitos consumidores entendem que isso significa direção totalmente autônoma. Musk elogiou o quão segura é a tecnologia e prometeu que seus veículos logo se dirigiriam sozinhos, apenas para perder seus próprios prazos.
NHTSA disse em junho que desde 2016 abriu 30 investigações em acidentes de Tesla em que a agência suspeita que sistemas avançados de assistência ao motorista estavam em uso.
A NHTSA em 2018 disse em uma carta à Tesla que a empresa havia feito “declarações enganosas” sobre a segurança de seu Modelo 3 e confundiu os consumidores. A agência encaminhou a questão para a FTC para investigar se as declarações de Tesla constituíam “atos ou práticas injustas ou enganosas”.
Dois grupos de defesa do consumidor dos EUA em 2018 também instaram a FTC a investigar a nomenclatura do piloto automático pela Tesla. A FTC se recusou a comentar na quarta-feira sobre a indicação da NHTSA e não tomou nenhuma ação pública sobre isso