Prometa de menos e cumpra demais

Por Edmir Kuazaqui

É comum no final de cada ano promessas pessoais de que vamos emagrecer, ser mais solidários, entre outras. Entretanto, temos o hábito de prometer, mas não cumprir promessas dadas a terceiros, como “vamos chegar no horário” ou “não vou esquecer de ligar”. Embora o hábito informal nem sempre tenha consequências graves, pode se tornar um padrão de comportamento e ir aumentando de acordo com o acúmulo de atividades ou mesmo descaso pessoal. Desta forma, promessas não cumpridas podem interferir nos relacionamentos pessoais e profissionais. A ideia não é ser cartesiano, de cumprir totalmente e sem exceções às situações, regras e compromissos, mas saber QUANDO O CUMPRIMENTO DA PROMESSA É IMPORTANTE PARA O OUTRO (A). Desta forma, podemos ser mais “orgânicos e holísticos” e tentar cultivar nos relacionamentos os nossos principais objetivos pessoais.

Quando nos desculpamos para um amigo de que não ligamos no dia do seu aniversário por estar ocupado profissionalmente ou, como professor, receber um trabalho em atraso em virtude do aluno estar muito ocupado ou que outra disciplina o “cobrou” e este deu preferência a esta outra, denota para o outro lado (aniversariante e professor) uma situação de descaso e até desprezo. Dependendo da frequência, pode ir desgastando os relacionamentos até uma possível estagnação, influenciando negativamente o futuro entre as partes envolvidas.

Corporativamente falando, quais as consequências de um fornecedor de matéria-prima não cumprir a promessa de entregar o pedido no prazo e horário estipulado para uma empresa? Citando um caso pontual, uma microempresa fabricante de doces comercializados em bares e restaurantes na cidade de São Paulo recebeu ao acaso a consulta de um professor (adivinhem quem!!!) se era possível a entrega de 100 unidades de pão de mel, pois pretendia presentear os funcionários da instituição onde trabalha no primeiro dia útil depois da Páscoa. Contente, a filha e “gerente” da empresa aceitou, houve a troca de contatos, o cliente ligou dois antes para confirmar e o pedido não foi entregue no dia e horário. A justificativa foi que surgiram outros pedidos menores mas que interferiram no atendimento no meu pedido. A solução da empresa foi a tentativa de entregar o que sobrou (!!!) de outros produtos, o que naturalmente não foi aceita pelo cliente. Por coincidência, este mesmo coordenador também é consultor e selecionou os fornecedores de produtos e seviços de uma grande rede de alimentação no país e com dezenas de franquias. E adivinhem qual empresa ERA uma das candidatas para fornecer milhares de unidades de pão de mel … Este caso ocorreu há dois anos.

Embora geralmente as pessoas atribuam mais valor aos relacionamentos corporativos, até por envolver questões financeiras, não se deve esquecer que estes mesmos relacionamentos envolvem também os pessoais. Então, PROMETA DE MENOS E CUMPRA DEMAIS, ou seja: deixem de prometer e partam para as ações, de forma a consolidar os vínculos de relacionamento pessoal, emocional e profissional.

 

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