Por Denise Fabretti
ESPM
Segundo informações divulgadas no site uol (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/98882-abuso-de-alcool-por-jovens-faz-medicos-mirarem-publicidade.shtml) os médicos estão na mira da publicidade de bebidas alcoólicas devido aos inúmeros casos de abuso de álcool por jovens.
De fato, após a restrição da propaganda de cigarros apenas aos pontos de venda, instituída pela Lei 9.294/96, a publicidade destes produtos, que era muito voltada ao público jovem, passou a seguir normas determinadas pelo Ministério da Saúde, que, inclusive estabelece o teor das imagens e conteúdo das mensagens nos cartazes e displays que são colocados nos pontos de venda.
Boa parte do espaço deixado pelas propagandas de cigarros foi ocupada pelas propagandas de bebidas alcoólicas, sendo permitido, inclusive, o patrocínio em eventos destinados ao público jovem.
Se o aumento do consumo de álcool entre os jovens está diretamente ligado à esses fatos somente pesquisas especializadas poderão esclarecer. O que ocorre atualmente, é que existe a preocupação, também no Legislativo, com relação à publicidade desses produtos. Essa preocupação se expressa através de algumas propostas no sentido de tornar a propaganda sujeita à um número maior de restrições à exemplo do que já se faz com a propaganda de cigarro.
Em 2008, o CONAR- Conselho Nacional de Autorregualmetação Publicitária, alterou o seu Código de Ética e estabeleceu uma série de recomendações às agências e anunciantes.
A solução para esse problema, talvez, seja seguir uma recomendação para agências e anunciantes? Anunciem com moderação?