EUA acusam Irã de apreender petroleiro no Estreito de Ormuz

A Marinha dos Estados Unidos afirma que forças do Irã apreenderam um navio-tanque de bandeira do Panamá, nesta quarta-feira, 3, no Estreito de Ormuz. Trata-se do segundo episódio do tipo em menos de uma semana na região, segundo os americanos.

Os EUA pediram ao Irã que libere “imediatamente” o petroleiro com bandeira panamenha. “Nós nos unimos à comunidade internacional para pedir ao governo iraniano e à Marinha iraniana que liberem imediatamente o barco e sua tripulação”, disse o porta-voz-adjunto do Departamento de Estado, Vedant Patel.

Embarcações iranianas cercaram o navio Niovi após ele deixar Dubai a caminho do porto de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, na manhã desta quarta-feira, segundo a Marinha americana.

As embarcações do Irã forçaram o Niovi a mudar de rota e seguir para a costa iraniana. Seis dias antes, forças iranianas capturaram um navio-tanque de petróleo grego, de bandeira das Ilhas Marshall, que seguiria para o Estado americano do Texas.

Duas pessoas ligadas ao tema disseram que a captura é uma retaliação, após os EUA redirecionarem para o Texas no fim de abril outro navio-tanque grego que levaria petróleo do Irã para a China./AP e AF

https://www.estadao.com.br/internacional/eua-acusam-ira-de-apreender-petroleiro-de-bandeira-panamenha-no-estreito-de-ormuz/

Comentários estão desabilitados para essa publicação