O enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, deve pousar em Xangai para três dias de reuniões com funcionários do governo da China, segundo fontes com conhecimento dos planos.
Em Xangai, Kerry terá um encontro com seu colega chinês Xie Zhenhua, responsável por coordenar a política climática em Pequim, e deve também participar de uma videoconferência com o vice-primeiro-ministro do país, Han Zheng.
O enviado americano também pode ter reuniões com Wang Xi, ministro das Relações Exteriores da China, e Yang Jiechi, principal assessor de política externa do presidente do país, Xi Jinping. Esses encontros ainda não foram confirmados, segundo as fontes.
Na reunião presencial em Xangai, Kerry e Xie discutirão a criação de um novo mecanismo formal de questões climáticas entre EUA e China. Eles também devem debater como apoiar países em desenvolvimento que buscam promover o crescimento econômico com baixas emissões de carbono.
A ideia é relançar o Grupo de Trabalho EUA-China sobre Mudanças Climáticas, provavelmente com outro nome. Esse mecanismo foi iniciado durante o governo de George W. Bush em 2003. Kerry assumiu a responsabilidade por ele em 2013, quando atuou como secretário de Estado do ex-presidente Barack Obama. O diálogo foi descontinuado na gestão de Donald Trump.
Kerry será o primeiro funcionário do governo de Joe Biden a visitar a China. A visita ocorre depois de uma polêmica reunião em março entre líderes das diplomacias dos dois países no Alasca. Nesse encontro, Yang criticou Blinken por uma série de questões sociais nos EUA, incluindo o racismo e a democracia.
Apesar dos atritos bilaterais em temas como o comércio, a tecnologia e os direitos humanos, o governo de Biden quer cooperar com Pequim para promover o combate às mudanças climáticas, a proliferação nuclear e a resposta global à covid- 19.
Além disso, a visita ocorre apenas uma semana antes da cúpula virtual do clima que está sendo organizada pelos EUA. Biden convidou líderes de 40 países para o evento, entre eles Xi. Não há, por enquanto, confirmação da presença do presidente chinês no encontro.