Ataques aéreos russos em várias regiões da Ucrânia mataram dez pessoas neste sábado (12), feriram dezenas e danificaram edifícios residenciais e infraestruturas em todo o país, segundo autoridades ucranianas.
O número de civis mortos aumentou na Ucrânia nos últimos dois meses, à medida que a Rússia intensifica os ataques contra usinas de energia e outras infraestruturas. A Ucrânia atingiu instalações de energia e armazéns em regiões distantes da Rússia, e ambos os lados têm atacado embarcações um do outro.
A Câmara Municipal de Kramatorsk, uma das cidades ucranianas na linha de frente que a Rússia tenta capturar, afirmou que as forças russas atacaram carros particulares, matando três pessoas em três incidentes ocorridos ao longo de um período de 90 minutos. Quatro pessoas ficaram feridas.
“Esses não são alvos militares. São carros comuns de civis. As pessoas estavam cuidando de seus afazeres”, afirmou a Câmara.
O governador da região ucraniana de Jitomír, a oeste de Kiev, Vitalii Bunechko, disse que um ataque russo contra um mercado matou duas pessoas na cidade de Zviahel. Dois postos de gasolina também foram atacados, assim como uma “empresa com investimento estrangeiro” não identificada, segundo ele.
Mais cedo, o presidente Volodimir Zelenski informou sobre ataques à cidade de Zaporíjia, no sudeste do país, e à sua cidade natal, Krivii Rih. O governador da região de Zaporíjia, Ivan Fedorov, disse que duas pessoas morreram e 11 ficaram feridas em ataques contra a cidade e outras localidades.
Oleksandr Vilkul, chefe da administração militar de Krivii Rih, afirmou que duas pessoas morreram em ataques com drones e mísseis realizados durante a noite contra a cidade.
As Forças Armadas russas disseram que atingiram a siderúrgica ucraniana Zaporijistal, um complexo da Interpipe Steel em Dnipro e várias fábricas em Krivii Rih. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente os relatos de nenhum dos lados.
Na região de Odessa, o governador Oleh Kiper disse que 37 pessoas, entre elas um bebê, ficaram feridas em uma série de ataques durante a noite. Duas pessoas estavam desaparecidas.
Ataques russos contra porto ucraniano
O Ministério da Defesa da Rússia disse que as forças de Moscou mantiveram os ataques contra portos ucranianos, atingindo em Odessa um navio cargueiro que, segundo a pasta, transportava mercadorias para uso militar.
Mais cedo, o ministério afirmou que suas forças haviam atingido durante a noite dois navios cargueiros no porto de Chornomorsk, no mar Negro.
As Forças Armadas da Ucrânia disseram ter atingido um dos maiores fabricantes de borracha sintética da Rússia, em Togliatti, na região de Samara, provocando um incêndio. Segundo os militares ucranianos, a fábrica atingida era especializada na produção de borrachas sintéticas e aditivos usados no combustível de mísseis russos.
O governador regional russo Viacheslav Fedorishchev disse que instalações industriais na região de Samara haviam sido atacadas por drones ucranianos, sem especificar quais nem informar se haviam sido danificadas, segundo a agência de notícias Interfax.
Ilia Sukhikh, prefeito de Togliatti disse que vários edifícios residenciais foram danificados e uma pessoa ficou ferida. Em um ataque separado, quatro imóveis comerciais foram incendiados na cidade de Taganrog, na região de Rostov, segundo a prefeita Svetlana Kambulova, citada pela agência TASS.
