A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu nesta segunda-feira, 3, uma resposta comum da Europa para reforçar o controle das fronteiras do bloco após a crise migratória registrada em Ceuta e as tensões diplomáticas geradas entre vários países europeus.
“O ocorrido demonstra claramente a necessidade de reforçar as fronteiras nos pontos mais sensíveis” escreveu Von der Leyen em uma carta dirigida ao primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.
Entre as medidas planejadas, ela citou uma “maior vigilância e, quando necessário, a instalação de barreiras físicas”.
Von der Leyen afirmou, no entanto, que “a proteção das fronteiras externas da União Europeia constitui uma responsabilidade compartilhada” pelos 27 Estados-membros.
A chegada de mais de 60 mil migrantes a Ceuta, enclave espanhol localizado no norte da África, provocou um intenso debate no bloco.
As imagens de milhares de pessoas entrando a partir do Marrocos levaram alguns países, incluindo Itália e Dinamarca, a pedir que a Espanha fosse suspensa do Espaço Schengen, a zona de livre circulação compartilhada entre a maioria dos países europeus.
O governo espanhol classificou a atitude como “egoísta” e solicitou uma reunião dos ministros do Interior da União Europeia. O encontro está previsto para ocorrer por meio de videoconferência na terça-feira,4.
A reunião permitirá “tirar lições” do ocorrido em Ceuta e trabalhar em uma “resposta europeia comum” diante dos desafios relacionados à imigração irregular, afirmou Von der Leyen./Com informações da AFP
