Tablets ganharam. E antes do esperado.

Em 2014, o Brasil já registrará, pela primeira vez, vendas de tablets superiores às de notebooks, conforme estudo da consultoria especializada IDC. A estimativa da consultoria é que neste ano os brasileiros comprem 10,8 milhões de tablets e 8,4 milhões notebooks. Em 2013 foram 7,9 milhões e 8,2 milhões, respectivamente.

A forte expansão na venda de tablets se deve aos preços mais baixos do que os notebooks. No ano passado os dispositivos móveis já tinham vendido mais que os computadores de mesa. Além disso, como mostrou matéria do estadão de 6/02, pg B12, a maioria das vendas de notebooks são destinadas à reposição, enquanto os tablets chegam pela primeira vez às mãos dos consumidores.

Existe uma nova realidade de mercado no Brasil, como identificou a consultoria, em que a maioria dos consumidores está conectada à internet em mais de um dispositivo. A previsão da IDC é que de cada 100 aparelhos conectados à web, 81 deles sejam tablets e celulares inteligentes.

O mercado brasileiro de telecomunicações e tecnologia de informação, que envolve comercialização de aparelhos, programas e serviços, deve crescer 9,2% em 2014, ainda de acordo com a IDC. Em 2013 o mercado brasileiro alcançou alta de 9,5%, patamar superior ao dobro da média mundial, que ficou em 54%. O Brasil é o quarto mercado do mundo em TI, atrás apenas dos EUA, China e Japão.

O valor que esse segmento deve movimentar no Brasil está estimado em US$ 175 bilhões neste ano. Deste total, US$ 6 bilhões estarão vinculados aos orçamentos de negócios.

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