Smartphone avança: mobilidade e internet serão sinônimos. E em pouco tempo

O sinal mais forte de que mobilidade determinará o perfil de uso da web é a forte queda na venda de PCs, os computadores pessoais. No primeiro trimestre deste ano as vendas mundiais de laptops e desktops caíram 13,9%,  na comparação com o mesmo período de 2012. Os dados são da consultoria internacional IDC. É a maior queda desde 1994, quando a  consultoria começou a pesquisar este segmento.

Não há ainda números definidos sobre as vendas no Brasil de janeiro a março. Mas, como mostrou matéria do Estadão de 12 de abril, pg B14, os brasileiros já compraram 2% a menos de computadores pessoais em 2012 do que em 2011. Para este ano, a consultoria IDC trabalha coma expectativa de um novo recuo, bem mais forte, de 7,2%. As razões da queda nas vendas são conhecidas: prioridade para outros bens e, principalmente, a escolha de consumo de smartphones e tablets. Enquanto os brasileiros compraram em 2012, 15,5 milhões de computadores pessoais, as vendas esperadas para este ano são de 28,5 milhões de smartphones e 5,5 milhões de tablets.

A maior prova do avanço dos tablets é que o acesso á internet por meio de dispositivos móveis cresceu 59% no Brasil em 2012. Os dados são da consultoria especializada Teleco, em parceria com a empresa gigante chinesa Huawey. A matéria do Valor Econômico, publicada em 10 de abril, pg B3, revelou que do total de acessos móveis, 74,8% já foram feitos usando a terceira geração de telefonia celular, 3G, enquanto apenas 20% usaram o padrão anterior, o GSM. No Brasil, a tendência é a mesma de outros países com predomínio crescente da tecnologia 3G. O uso dos smartphones é o maior responsável por este movimento.

Entre as operadoras, a Claro é a que lidera os acessos na telefonia móvel, com participação de 39,2% do total, em 2012. Os dados do Balanço Huawy/Teleco mostraram que a Vivo ficou com 28,2% de participação no uso de dispositivos móveis seguido pela TIM, com 22,1% e pela OI com 9,1%.

Há consenso entre os analistas de que uso da internet e mobilidade serão sinônimos. Todos os formatos e as plataformas de uso da web se adaptarão a este fato. E o processo será muito rápido.

Comentários estão desabilitados para essa publicação