Senadores republicanos anunciaram ontem um acordo com os democratas sobre os principais pontos de um pacote de infraestrutura de cerca de US$ 1 trilhão proposto pelo presidente Joe Biden. O acerto entre os partidos abre caminho para que o projeto comece a tramitar no Senado após meses de negociações que envolveram também a Casa Branca.
“Estamos preparados para seguir em frente”, disse o senador Rob Portman, que liderou as negociações entre os republicanos.
Biden celebrou o resultado. “Este acordo sinaliza para o mundo como nossa democracia pode funcionar, entregar e fazer grandes coisas”, declarou, num comunicado divulgado pela Casa Branca.
Segundo o presidente, o pacote de investimentos em infraestrutura “ajudará a garantir que os EUA tenham condições de competir na economia global” e possam disputar com a China a liderança do mundo no século 21.
Ainda antes do anúncio do acordo, o líder da maioria no Senado, o democrata Chuck Schumer, indicou que se esforçaria para pautar a primeira votação do projeto no plenário ainda na noite de ontem. Esta etapa é apenas o primeiro passo da tramitação do pacote no Senado, mas uma primeira tentativa de votação tinha sido bloqueada por uma manobra dos republicanos na semana passada.
Se aprovado, o projeto seguirá em debate nos próximos dias, mas os democratas esperam que a votação final ocorra até o início de agosto. Biden agradeceu aos senadores envolvidos nas discussões e destacou a importância dos investimentos num momento crítico de recuperação econômica após a crise causada pela pandemia.