Seca faz China reforçar restrições a uso de energia

As autoridades provinciais do centro da China ampliaram as restrições ao uso de energia que limitam a produção das fábricas e o horário de funcionamento dos shoppings centers, uma vez que a região sofre a pior onda de calor em seis décadas e uma seca que prejudica a capacidade de geração das usinas hidrelétricas

“A situação do fornecimento de energia é urgente”, alertou a estatal China Central Television (CCTV) em seu site na internet.

Em Chengdu, capital da Província de Sichuan e um centro industrial importante, fabricantes de automóveis e fornecedores de componentes registraram uma produção menor por causa das restrições ao uso de energia.

Mais ao leste na mesma região central, a CCTV noticiou que o governo da extensa metrópole de Chongqing, onde vivem mais de 30 milhões de pessoas, determinou que os shoppings centers só poderiam abrir ontem entre as 16 horas e as 21, dado o racionamento de eletricidade.

A combinação de seca e onda de calor é especialmente grave porque leva a um aumento da demanda de eletricidade, já que os moradores precisam de ar condicionado para refrescar suas casas. Ao mesmo tempo, há menos energia total disponível, pois a falta de chuva reduz o nível das represas das hidrelétricas, que são cruciais para a região.

Em julho, o volume de chuvas na bacia do rio Yangtze foi 40% inferior ao do um ano anterior. O rio é essencial como fonte de água para a produção de energia hidrelétrica, assim como para o transporte. Os níveis de algumas partes do Yangtze são os mais baixos desde que começaram a ser registrados, segundo informou o Ministério de Recursos Hídricos.

O racionamento de energia prejudica a produção industrial e exacerba os prejuízos causados à economia da China pelas rigorosas medidas do governo para controlar a covid-19. A China é um dos muitos países do Hemisfério Norte que têm sofrido com secas, um fenômeno que provoca problemas para as cadeias mundiais de fornecimento e traz o risco de fazer 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/08/23/seca-faz-china-reforcar-restricoes-a-uso-de-energia.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação