Procter & Gamble muda estratégia de publicidade no Facebook

O maior anunciante do mundo, vai diminuir a quantidade de anúncios no Facebook depois de verificar que a estratégia tem eficácia limitada.

Segundo matéria do jornal “Wall Street Journal”, a P&G investiu muito em anúncios na rede social, justamente, por reconhecer que Facebook passou anos desenvolvendo a sua capacidade de concentrar consumidores com base em dados demográficos, hábitos de compra e marcos da vida, como mostrou matéria da Folha de São Paulo de 10/08.
Marc Pritchard, diretor de marketing da P&G, disse que a empresa percebeu que levou a estratégia longe demais. “Agora vamos investir em publicidade que nos renda o máximo alcance e tenha maior precisão”, disse o executivo ao “Wall Street Journal”.

Pritchard disse que a P&G não vai cortar gastos com o Facebook, mas terá uma estratégia mais direcionada, como anúncios de fraldas para gestantes. Ele disse que a empresa aumentou os investimentos em sites e plataformas digitais tradicionais e está reduzindo a publicidade em sites menores.

Facebook começou a trabalhar com anúncio segmentado em 2007, quando tinha menos de 60 milhões de usuários ativos. No momento, a sua principal plataforma de marketing são as páginas dos usuários em que as empresas promovem gratuitamente seus produtos.

No ano passado, o Facebook arrecadou US$ 17,08 bilhões em receita publicitária, aumento de 49% em relação a 2014 e detinha uma base de 1,7 bilhão de usuários ativos mensais.

A P&G gasta aproximadamente US$ 7,2 bilhões em publicidade por ano em todo o mundo e já informou que planeja aumentar essas despesas neste ano.

O esforço da companhia para melhorar o alcance dos anúncios é evidente. Perto do final do ano passado a empresa começou a apostar mais em anúncios em televisão, de acordo o WSJ.

Durante o primeiro trimestre de 2016, os gastos com publicidade da empresa saltaram 11%, para US$ 429 milhões, informou a consultoria Kantar Media.

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