7 passos para o Empreendedorismo Social

Marcus Nakagawa

Você já pensou em montar uma organização na qual o principal objetivo é resolver um dos problemas do mundo? Trabalhar com uma causa social ou ambiental para acelerar o processo de mudança e/ou inspirar outras pessoas para ajudarem neste percurso?

Este é o trabalho de um empreendedor social que busca, por meio de sua organização, realizar atividades juntamente com outros públicos, como governo, empresa e sociedade civil organizada, para transformar uma realidade.

Os empreendimentos sociais estão no mundo exatamente para catalisar este processo e o desenvolvimento de novos modelos de negócios e projetos pilotos que depois virarão políticas públicas.

Conheça 7 passos para iniciar um pensamento em desenvolver uma organização:

1. Problema do mundo.
É muito importante entender o problema do mundo que ele tentará resolver, transformar, modificar ou mobilizar pessoas. É necessário estudo e pesquisa para entender as causas e os efeitos que este problema possui.

2. Causa
Com o problema definido, é agora a hora da construção da causa para que outras pessoas se engajem e que faça sentido para possíveis compradores e doadores do tema.

3. Público alvo
Um público principal definido e muito bem pesquisado. Seja ele o público beneficiário ou o público indireto que também será trabalhado pela organização.

4. Lucrativo ou sem fins de lucro
A organização que o empreendedor social está montando poderá ser lucrativa ou não. Se for lucrativa, poderá ser uma empresa de impacto social, dividindo os lucros entre os sócios ou ser uma empresa social que os reinveste na própria organização.

5. Modelo de negócio
Mesmo as organizações sem fins lucrativos precisam de um modelo de negócios que paguem as contas. Para este modelo é necessário ter uma rentabilidade e boa alocação dos recursos. Além de ter muito bem desenvolvido como funcionará a organização para alcançar seu objetivo.

6. Engajamento e comunicação
O engajamento e a comunicação com todos os públicos envolvidos são fundamentais, seja ele o público interno, o público atendido, os governos, a mídia, os investidores etc. Muitas organizações só conseguiram o sucesso graças ao engajamento de todos pela causa.

7. Seja feliz
Se você “recebeu o chamado” para esta empreitada, precisa entender que não é um peso e sim uma oportunidade para ter um real sentido para a sua existência neste planeta. Portanto, seja feliz com esta nova caminhada que, com certeza, será muito mais árdua do que os caminhos tradicionais.

Marcus Nakagawa é sócio-diretor da iSetor, professor da graduação e MBA da ESPM, idealizador e diretor da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida.

Comentários estão desabilitados para essa publicação