Prestação de serviço? O Helpout do Google venderá ajuda por vídeo. Até em saúde

O Google resolveu investir na “hora da dificuldade”. A pia entupiu, a criança acordou com febre ou você quer tocar aquela música no violão e não consegue. Qualquer uma dessa atividades exige a presença ou a ajuda de um prestador de serviços. Exigia, não exige mais. O Google lançou nesta semana uma nova ferramenta que conecta usuários com especialistas, por meio de vídeo interativo em tempo real, para “conselhos”, gratuitos ou pagos. A ferramenta será receita para a empresa, na forma de taxas de transação entre quem fornece e quem recebe a ajuda.

A ideia é simples: usuários escolhem receber ajuda de forma instantânea ou agendada por meio do novo serviço Helpout, um trocadilho com o Google Hangout. O serviço é oferecido com base em qualificações, disponibilidade, preço, avaliações e revisões. O slogan do serviço diz tudo: “ajuda de verdade, de pessoas de verdade, em tempo real”. O objetivo da empresa é bem claro: “nós queremos usar a eficiência e a conveniência da web para permitir que qualquer pessoa, não importa onde ela esteja ou a que horas, para se conectar facilmente com alguém que possa ajudá-la”. Tanto faz se do computador ou do celular, desde que tenha uma conta no Google+, uma webcam e um microfone.

Como mostrou matéria do UOL, vale tudo: o Helpout permite receber ou fornecer ajuda em muitas áreas, desde problemas com computadores, até tarefa de escola, ou serviços de casa. O Helpout cobra dos fornecedores taxa fixa de 20% sobre os Helpouts pagos, valor que, segundo o Google, deve bancar taxas de cartão de crédito e o custo de oferecer o dinheiro de volta como garantia, além da publicidade e custo da plataforma. Não há taxas para os Helpouts gratuitos.

Algumas categorias já estão listadas na ferramenta: artes e músicas, computadores e eletrônicos, culinária, educação e carreira, moda e beleza, fitness e nutrição, casa e jardinagem e saúde. Os fornecedores serão analisados pelo Google. Já os fornecedores de serviços de saúde precisam ser profissionais licenciados e serão analisados pela HireRight, empresa especializada contratada pelo Google.

A íntegra da matéria do UOL está no endereço: http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/11/05/google-lanca-o-helpouts-uma-nova-maneira-de-conseguir-ajuda-por-video/

Comentários estão desabilitados para essa publicação