Presidente da China alerta para ‘período de mudança turbulenta’

O presidente chinês, Xi Jinping, alertou que a segunda maior economia do mundo está enfrentando um período de “mudança turbulenta” e que o aumento do risco dos mercados externos exige que os formuladores de políticas dependam cada vez mais da demanda doméstica para estimular o crescimento. 

Xi, que presidiu um seminário na segunda-feira com um grupo de assessores de políticas e economistas estatais, discutiu as tendências econômicas de médio a longo prazos do país em preparação para a elaboração do 14o plano quinquenal. 

O plano econômico de cinco anos deve ser revelado na reunião anual do parlamento no próximo ano, e Xi disse que a China deve estar preparada para “um período de mudanças turbulentas”, já que a pandemia de coronavírus acelerou o protecionismo, abalou a economia mundial e interrompeu as cadeias de abastecimento. 

“No próximo período, enfrentaremos cada vez mais ventos contrários no ambiente externo e devemos estar preparados para lidar com uma série de novos riscos e desafios”, disse ele, segundo comentários divulgados pela agência de notícias estatal Xinhua na noite de segunda-feira. 

Xi disse que o mercado doméstico “dominará o ciclo econômico nacional” no futuro, mas prometeu abrir ainda mais a economia chinesa. 

Embora Xi não tenha feito referências diretas à intensificação das tensões EUA- China, ele sinalizou a disposição da China de trabalhar em questões com os Estados Unidos. “Devemos cooperar ativamente com todos os países, regiões e empresas que desejam cooperar conosco, incluindo Estados, localidades e empresas nos Estados Unidos”, afirmou. 

Os Estados Unidos e a China estão em uma disputa de quase dois anos de tarifas retaliatórias e retórica conflituosa, com tensões entre as duas superpotências econômicas se espalhando para outras áreas. 

Os americanos sancionaram empresas e indivíduos vinculados a uma operação de segurança em Hong Kong e aos direitos humanos, baniram um aplicativo de vídeo de propriedade chinesa, penalizaram acadêmicos chineses e fecharam o consulado de Pequim em Houston nos últimos meses. 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2020/08/25/presidente-da-china-alerta-para-periodo-de-mudanca-turbulenta.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação