Por privacidade, Microsoft ataca Google? Ou, é disputa de mercado?

Por enquanto, a briga está restrita a canecas e camisetas com frases relativas ao uso, pelo Google, dos dados de clientes. Parece pouco, mas não é. O problema está na ruptura do limite, na emissão do sinal de que a pressão vai aumentar. Em passo ousado, a Microsoft avançou na campanha contra a concorrente ao criar o site “Don’t get scroogled” para condenar a Google por invadir a privacidade dos usuários do gmail para fins de publicidade.

Ninguém duvida que a empresa apostou bem alto. A campanha da Microsoft contra o Google é comandada por Mark Penn, o responsável pela campanha presidencial de Bill Clinton. Na linha de produtos batizada de “scroogled”, as frases sarcásticas nas camisetas, bonés e canecas são uma declaração de guerra. Bem pouco sutil.

Como mostrou matéria do Estadão de 23/11, pg B36, as frases da campanha são fortes: “coloque seu café aqui para deixar o mundo saber que, embora o Google queira ganhar dinheiro com sua vida digital, você mantém a calma”. Nas camisetas estão, por exemplo, frases como : “estou vigiando você”, ao lado do logotipo do navegador Chrone , vestido de espião.

O Google ironizou a campanha dizendo a sites especializados que o “mais recente empreendimento da Microsoft não é surpresa”. E que a concorrência no mercado de aparelhos “vestíveis” está realmente esquentando. O Google chama atenção para a tentativa da concorrente de competir com os óculos inteligentes, o Google Glass. Em outras palavras, o Google insinua que o concorrente não é “bom perdedor”, porque não tem a tecnologia dos vestíveis tão avançada.

A rigor a campanha não é nova. No ano passado a Microsoft publicou anúncios de página inteira nos grandes jornais americanos com as mesmas críticas sobre a falta de privacidade no serviço do concorrente.

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