Quem disse que o Brasil é o maior mercado para o YouTube, depois dos EUA, acertou. O motivo da constatação é até simples: “vilas nas áreas mais remotas do estado do Pará, na floresta Amazônica, água corrente é um luxo e estradas asfaltadas são muito poucas. Mas, existe o Facebook”. A frase é a abertura da matéria da última revista Forbes, com título curioso: “Futuro da mídia Social? Esqueça os EUA. Olhe para o Brasil”.
Os dados apresentados no artigo de Ryan Holmes, CEO da Hootsuite, sobre o Brasil são realmente atraentes para qualquer executivo de TI. O País tem 78 milhões de pessoas conectadas na web, 79% delas são usuários das redes sociais segundo os dados recém coletados da consultoria internacional eMarketer, com tendência de rápida aproximação com as taxas de inserção na rede vigentes nos EUA.
O artigo aponta que já são 65 milhões de usuários no País atrás apenas dos EUA. O Brasil ocupa a mesma posição em relação ao Twitter , com 41,2 milhões de usuários. A média de usos, no levantamento especializado da comScore, citado pela Forbes, é de 9,7 horas na rede por usuário ao mês. Este dado refere-se ao primeiro semestre de 2013. Especificamente quanto ao Facebook, entre junho de 2012 e o mesmo mês deste ano, o crescimento de adesão foi de 208%, atingindo 535 minutos de conexão nesta rede por usuário/mês. Em nenhum canto do mundo o Facebook se expandiu nesta velocidade.
Há uma imagem forte no texto de Holmes: “eu sempre digo que nós temos duas Super Bowls por semana no Brasil” frase de um diretor de mídia online da agência DDB, uma referência as audiências do capítulo forte da novela e do jogo mais importante da rodada semanal de futebol.
O artigo destaca também que o Brasil se transformou em uma terra de “compradores virtuais”. Pelos dados apresentados, 77% dos usuários de redes sociais têm uma “atitude favorável” para comprar em lojas virtuais, conforme o levantamento citado, referente a julho deste ano da consultoria brasileira CRM123, A pesquisa da OHPanel, consultoria latino americana de mídia, mostrou que 80% dos usuários da internet usam as redes sociais para pesquisar novos produtos e estão “mais inclinados” a confiar me recomendações das mídias sociais do que de qualquer outra fonte de consulta. Importantes marcas internacionais já usam as redes sociais para publicidade institucional no País.
O dado mais destacado é que 50% dos usuários do Facebook checam o site o tempo todo em que estão assistindo novela ou futebol. A aposta do texto é que nenhum outro país entre os emergentes acompanhará o Brasil no uso das redes sociais nos próximos anos. A íntegra deste artigo da Forbes pode ser consultado no endereço: