Opep mantém previsão de alta da demanda do petróleo, mas vê oferta maior

Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve nesta quinta-feira (12) suas previsões de crescimento da demanda de petróleo em 2021 e 2022 inalteradas. No entanto, avalia que a oferta deve ser maior graças ao aumento da produção em países que não fazem parte da entidade. 

Em seu relatório mensal, a Opep disse que espera que a demanda por petróleo aumente em cerca de 6 milhões de barris por dia neste ano, para uma média de 96,6 milhões de barris por dia, que será seguido por um crescimento de 3,3 milhões de barris por dia em 2022.

Já as previsões de crescimento da oferta em países que não fazem parte do cartel foram revisadas para 270 mil barris por dia em 2021 e 840 mil barris por dia em 2022. A oferta não-Opep deve crescer agora 1,1 milhão de barris por dia neste ano, impulsionada por Canadá, Rússia, China, Estados Unidos e Brasil. 

Para o próximo ano, a Opep calcula um aumento da oferta de 2,9 milhões de barris por dia, com a Rússia e outros aliados do cartel liderando a expansão da produção como parte do acordo para reverter gradualmente os cortes feitos durante a pandemia. 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/08/12/opep-mantm-previso-de-alta-da-demanda-do-petrleo-mas-v-oferta-maior.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação