O melhor lugar do mundo

Compromisso com o que se vive. Explicar o melhor sentido do “melhor lugar do mundo” exige lembrar do verso seguinte do Gilberto Gil “é aqui. E agora”. O professor Celso Cruz refez este “alerta” sobre o compromisso ao abrir o evento O melhor lugar do mundo, que reúne os trabalhos dos professores e alunos da ESPM nos Painéis FLIP, Bienal de Artes e Eu/outro na cidade.

Com este espírito, o professor Ismael Rocha, diretor de Graduação SP, reafirmou o pioneirismo da ideia “fora da caixa”, destacando que o O melhor lugar do mundo era uma expansão do projeto FLIP ESPM da professora Ana Lucia Lupinacci.

A seguir um registro, um resumo das apresentações que marcaram o evento da tarde de ontem, no auditório Castelo Branco da ESPM, que abriu o O melhor lugar do mundo:

A EXPERIÊNCIA DO LIVRO (Estudantes Mily Mabe e Arthur Rosalino)
• Contaram 7 momentos da experiência deles na FLIP;
• Aprenderam e vivenciaram que colocar sua personalidade no trabalho é essencial;
• Mostraram o valor da percepção e da atenção à individualidade;
• Contaram a construção do projeto do livro a partir das vivências na oficina das designers Irma Boom (considerada a mais importante designer de livros do mundo) e Elaine Ramos (atua na editora Cosac Naify), na FLIP 2015.

PARA BOM ENTENDEDOR, UM PINGO É LETRA (Prof. Ângelo Masson)
• Mostrou pesquisa que analisa como são construídos os hábitos de leitura das crianças e dos adolescentes;
• Com que estratégia e propósitos isso acontece?
• Quais são os desejos e interesses das crianças no mundo da leitura?

O CORPO DA CRIANÇA QUE LÊ (Profa. Maria Beatriz Ribolla)
• Análise da FLIPINHA;
• Um fato: aprendemos com o corpo;
• A criança se apropria do mundo a partir de seu corpo;
• Quando a criança pula, quando a criança espera sua vez para brincar no espaço lúdico construído na FLIPINHA, ela está experimentando com seu próprio corpo o ponto final, o ponto-vírgula, …
• A questão não é só ler palavras, mas também ler o mundo.

LIVROS EM CARTAZ (Grupo de leitura Livro Adentro – Coordenador: Prof. Guilherme Umeda – Apoio: Prof. Marcos Correa de Mello Felisette)
• A ideia do grupo de leitura surgiu no meio de uma aula, quando os alunos perceberam que a gente não lê por iniciativa própria;
• Por que, então, não criamos um grupo de leitura?
• Um livro por semestre. Já estão no quinto = Mário de Andrade (Amar, verbo intransitivo);
• Os alunos contaram as experiências que tiveram na Oficina Tipográfica São Paulo;
• A partir de frases marcantes de cada obra lida, produziram cartazes artesanalmente.

PAULICEIA (AINDA) DESVAIRADA (Profa. Regina Ferreira e estudantes)
• Os alunos leram Pauliceia Desvairada, de Mário de Andrade;
• Inspirados por frases do livro, foram encorajados pela professora para reinterpretar os sentidos nesta cidade polifônica;
• Os alunos, então, tiraram fotos e escreveram textos que dialogam com a obra de Mário de Andrade.

VALE MAIS QUE HORAS ACOM (Prof. Ruy Sanches)
• Os alunos do terceiro semestre de Comunicação tiveram a missão de fazer cartazes que divulgassem o evento da ESPM: O Melhor Lugar do Mundo;
• O professor Ruy mostrou algum deles, comentou os conceitos criados e discutiu a pertinência (ou não) do produto.

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