Notícias na web? No Brasil, 39% a mais de acessos em 2012

O acesso a internet aumentou em todas as formas. Redes sociais são as mais procuradas, mas as buscas por notícias na web também crescem. A pesquisa do Ibope Media, mostrou que em março deste ano 72,7 milhões de brasileiros usaram a internet em casa u no trabalho. Em média cada internauta passou 63 horas e 53 minutos online neste mês, cerca de 1 hora e 36 minutos a mais do que no mesmo mês de 2012.
Os dispositivos móveis como smartphones e tablets ajudaram muito nesse avanço como revelou a matéria do Valor Econômico publicada em 1º de maio, pg B2, porque 44% dos acessos ocorreram pro estes dispositivos. O tempo médiod e acesso pro smartphones foi de 84 minutos por pessoa ao dia em março. Nos tablets 79 minutos por dia. Também nos dispositivos móveis a busca por notícias também cresceu bastante,
O importante é a mudança na forma dessa busca por notícia. Estudo realizado pelo IVC, o Instituto Verificador de Circulação, com 75 sites de noticias mostrou que o acesso cresceu 27% em 2012, alcançando média de 1,11 bilhão de páginas lidas por mês. O x da história é que o número de internautas que visitam sites de conteúdo informativo avançaram 39% , para 25 milhões em média, por mês.
Principalmente na busca por notícias o que mais subiu forma os dispositivos móveis. A velocidade de crescimento na visualização por smartphones é muito alta: em 2011 apenas 2% do total de internautas interessados em noticias usavam estes aparelhos; em 2012 passou para 12%. Em tablets, na mesma comparação o salto foi de 215%.
Esses números não significam que a mídia impressa perdeu, automaticamente, leitores. Os jornais, em 2012, tiveram aumento médio de 1,8% em circulação, chegando a 4,5 milhões de exemplares distribuídos diariamente no País. Porém, segundo o IVC, o aumento de circulação deveu-se ao aumento de 128% nas assinaturas digitais em 2012, já responsável por 3,2% da circulação de jornais. O segmento de revistas reduziu circulação em 4,6% e a distribuição de jornais por assinatura recuou 1,2% e a venda a avulsa em banca caiu 8,9%, todos em 2012 em relação ao anão anterior.
O IVC mostrou que o crescimento mais forte na audiência online aconteceu no Nordeste, 69%, seguido pela região Norte, 41%, Centro Oeste, 32%, Sudeste, 27% e Sul, 9%. A explicação é conhecida: nas regiões onde o mercado online está mais consolidado o crescimento é mais lento.
Um detalhe: smartphones são mais usados no início da manhã e na hora do almoço. Tablets são mais usados à noite , Os computadores, como previsto, mais usados no horário comercial. Estes hábitos devem sem ser usados pelos grupos de mídia para desenvolver conteúdos mais adaptados aos hábitos dos leitores. A conferir…

Comentários estão desabilitados para essa publicação