A economia chinesa é maior do que se pensava e deve ultrapassar a norte-americana neste ano. Quando se comparam as duas economias pelo Poder de Paridade de Compra (PPP na sigla em inglês), um critério que considera diferença de preços e permite comparar PIBs, é possível ver que a economia da China será maior que a dos EUA.
Aliás, por este critério, a Índia já superou o Japão e é a terceira economia do mundo desde 2011, como mostrou matéria do estadão, de 1o. de maio, pg B10.
O estudo é feito pelo Programa de Comparação Internacional, no âmbito do banco Mundial, e define o tamanho real das economias. Em 2005, a China tinha uma economia que era equivalente a 43% da americana. Em 2011 , a relação já era de 87%. Se o resultado de 2011 for projetado para 2014, a economia chinesa ultrapassa a americana. Este estudo é utilizado pelo Fundo Monetário Internacional e outros organismos multilaterais.
As estatísticas do programa mostram que a economia chinesa medida pelo PPP era de US$ 11,189 trilhões em 2011, aproximadamente 79% do PIB americano. Porém estes dados forma revisados e apontam que a economia da China em 2011 já representava 89% da dos EUA. Foi esta projeção revisada que permite afirmar que a China deve ultrapassar os EUA ainda neste ano.
O cálculo do Programa de Comparação Internacional leva em conta o poder de compra das moedas nacionais dentro de seus países. Os preços de bens e serviços tendem a ser mais altos nos países ricos, o que significa que o mesmo dólar pode comprar mais coisas em economias mais pobres.