Jogar videogame aumenta rendimento no trabalho

Estudo feito com 6.476 estagiários revelou: quem joga videogame possui habilidades 14% maiores em relação aos que não jogam. O grau de conhecimento factual foi 11% superior e o de retenção 9%. Os dados estão em estudo realizado pela Universidade de Denver, Colorado, e confirmam: profissionais que jogam videogames trabalham melhor, têm competências mais definidas e retêm mais informações.

O ponto mais destacado é que os jogos ajudam os profissionais a “aumentar a capacidade de tomar decisões rapidamente e as corporações exigem cada vez mais esta habilidade, especialmente para os que trabalham sob pressão”, como analisou relatório do Grupo Foco, especialista em recursos humanos na faixa até 29 anos. Nesta perspectiva, games são uma “rica fonte de estímulo para a criatividade e inovação dos profissionais”.

Para o relatório há uma influência direta dos jogos no comportamento dos funcionários. Esta análise insiste que o jogo desenvolve a organização de ações necessárias para “conquistar objetivos, além de elaborar melhor estratégias para a solução de situação-problema”.

Há um risco, bem destacado pelos analistas especializados: esses profissionais podem passar a acreditar, ainda que superficialmente, que a experiência de erro pode não trazer consequências graves, porque basta simplesmente recomeçar. Esta geração de profissionais, aponta o relatório tem o “costume de achar que em todas as situações, inclusive as empresariais é possível dar um “restart” em alguma atividade que não tenha saído como o esperado”.

Videogame também tem sido usado como ferramenta de recrutamento e seleção de emprego. Empresas de TI já selecionam estagiários por um simulador de ambiente de negócios que funciona como atividade paralela. O candidato é estimulado a decidir rumos de projetos em situações que avaliam habilidades comportamentais, alocação de recursos e disposição de assumir riscos. A íntegra dessas informações está no endereço: http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2013/10/17/profissionais-que-jogam-videogame-rendem-mais-no-trabalho-diz-estudo.htm

Comentários estão desabilitados para essa publicação