Internauta realmente plugado, com acesso a múltiplos dispositivos móveis, agora recebeu nome próprio: multitela. O Brasil já possui 30 milhões deste tipo de consumidor de internet, capaz de usar três ou mais equipamentos – televisão, computador, tablet ou smartphone – ao longo do dia. Eles fazem interações nos diferentes dispositivos. Esse número equivale a 30% dos internautas do País.
O que interessa é que este público também faz mais compras pela internet que a média. No País, cerca de 3% das compras de varejo são feitas online. No caso dos usuários multitelas, 27% das compras passam pela internet. Motivo: este público está conectado o tempo todo, tanto pela smartphone , como pelo tablet ou computador. O Google já percebeu o nicho de mercado e passou a oferecer a empresas a possibilidade de realizar campanhas publicitárias que incluem anúncios na web, nos sites para celulares e outros serviços oferecidos pelo próprio Google. Segundo a empresa, 95% dos anunciantes do Google aceitaram realizar este formato de campanha.
Mais relevante do que o número de consumidores multitelas é a qualidade desta audiência, como mostrou o Valor Econômico, na edição de 21 de agosto, pg B2. Os multitelas, em média, possuem renda média mensal três vezes superior à média per capita do País, que é de R$ 783, conforme os dados do IBGE.
De acordo com a pesquisa patrocinada pelo Google, o total de multitelas brasileiros supera o número de usuários com este perfil no Reino Unido e na França, por exemplo, que possuem 16 milhões e 19 milhões de multitelas, respectivamente. Nestes países, os usuários correspondem a 37% do total de internautas. Os dados da pesquisa encomendada pelo Google são do estudo realizado pela empresa Ipsos Media CT, que entrevistou 1,3 mil pessoas no País.