Já somos 30 milhões de “multitelas”. Um novo nicho de consumo?

Internauta realmente plugado, com acesso a múltiplos dispositivos móveis, agora recebeu nome próprio: multitela. O Brasil já possui 30 milhões deste tipo de consumidor de internet, capaz de usar três ou mais equipamentos – televisão, computador, tablet ou smartphone – ao longo do dia. Eles fazem interações nos diferentes dispositivos. Esse número equivale a 30% dos internautas do País.

O que interessa é que este público também faz mais compras pela internet que a média. No País, cerca de 3% das compras de varejo são feitas online. No caso dos usuários multitelas, 27% das compras passam pela internet. Motivo: este público está conectado o tempo todo, tanto pela smartphone , como pelo tablet ou computador. O Google já percebeu o nicho de mercado e passou a oferecer a empresas a possibilidade de realizar campanhas publicitárias que incluem anúncios na web, nos sites para celulares e outros serviços oferecidos pelo próprio Google. Segundo a empresa, 95% dos anunciantes do Google aceitaram realizar este formato de campanha.

Mais relevante do que o número de consumidores multitelas é a qualidade desta audiência, como mostrou o Valor Econômico, na edição de 21 de agosto, pg B2. Os multitelas, em média, possuem renda média mensal três vezes superior à média per capita do País, que é de R$ 783, conforme os dados do IBGE.

De acordo com a pesquisa patrocinada pelo Google, o total de multitelas brasileiros supera o número de usuários com este perfil no Reino Unido e na França, por exemplo, que possuem 16 milhões e 19 milhões de multitelas, respectivamente. Nestes países, os usuários correspondem a 37% do total de internautas. Os dados da pesquisa encomendada pelo Google são do estudo realizado pela empresa Ipsos Media CT, que entrevistou 1,3 mil pessoas no País.

Comentários estão desabilitados para essa publicação