Google proíbe anúncios de empréstimos abusivos nos EUA

O Google vai proibir anúncios relacionados a empréstimos de curto prazo e juros elevados nos Estados Unidos a partir do dia 13 de julho, anunciou a companhia.

“Pesquisas mostraram que estes empréstimos podem resultar em um pagamento impossível e alta taxa de endividamento para os usuários”, disse diretor de políticas de produtos globais do Google, David Graff.

“Proibimos a publicidade de créditos fáceis e empréstimos com juros anuais de 36% ou mais”, anunciou a companhia em seu blog oficial, como mostrou matéria da Folha de S. Paulo de 12/05.

A pessoa que contrata esse tipo de crédito, conhecido como “payday loans”, se compromete a pagar no dia em que recebe seu salário. Se o empréstimo é concedido on-line, a pessoa deve autorizar que retirem o dinheiro de sua conta no dia indicado.

“Essa mudança busca proteger nossos usuários de produtos financeiros enganosos ou nocivos, e não afetará aquelas empresas que propõem créditos imobiliários, comerciais e linhas de crédito renováveis (como cartões de crédito)”, acrescentou a companhia.

A iniciativa foi bem recebida por distintas associações de defesa de direitos civis.

“Essas sociedades utilizaram durante muito tempo publicidade enganosa e marketing agressivo para que os consumidores caiam na armadilha de empréstimos a juros ofensivamente altos”, comentou Wade Henderson, presidente da Conferência Líder sobre Direitos Civis e Humanos.

Google, que se junta ao Facebook ao bloquear tais anúncios, divulgou sua decisão um dia após o Tesouro dos Estados Unidos sugerir que os credores online apoiem mais transparência em suas transações.

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