Juntos, Google e Facebook receberam 20% dos investimentos em publicidade no mundo, em 2016, aponta levantamento da consultoria de mídia Zenith. Em 2012, a fatia das duas empresas de tecnologia estava em 11%.
O Google, representado no estudo pela holding Alphabet, arrecadou US$ 79,4 bilhões em receita publicitária em 2016, o triplo do que o Facebook, segundo colocado no ranking, com US$ 26,9 bilhões.
As informações constam no novo relatório “Os 30 Maiores Donos de Mídia no Mundo”, publicado anualmente desde 2007 pela Zenith, empresa que é parte do grupo francês de publicidade e relações públicas Publicis, como mostrou matéria da Folha de S. Paulo de 04/05.
Para a nova edição, a metodologia foi modificada, passando a se basear apenas em publicidade, deixando de lado outras fontes de receita. Visa “dar a medida verdadeira das posições no mercado mundial de publicidade”.
A consultoria confirma que em 2016 a internet tomou o lugar da TV como maior meio para publicidade no mundo. Entre 2012 para 2016, Google e Facebook responderam por dois terços do crescimento dos anúncios.
“O novo ranking demonstra o quanto as plataformas de publicidade na internet estão ditando o ritmo para o crescimento dos investimentos mundiais”, disse Jonathan Barnard, responsável por projeções na Zenith.
Entre os 30 grupos, 20 são americanos. China e Alemanha vêm a seguir, com três cada um. França, Reino Unido, Itália e Brasil têm um. O Grupo Globo está em 19º lugar.
O último é o Twitter, mas ele é também o de maior crescimento entre 2012 e 2016: 734%. O segundo em crescimento é o chinês Tencent, da ferramenta de mensagens WeChat, com 697%. O Facebook vem em seguida, com 528%.