Facebook medirá eficiência real do anúncio online

Quem viu a publicidade comprou o produto? O Facebook apresentou uma estratégia para responder esta pergunta por meio de parceria com a Datalogix, empresa de pesquisa. A proposta é oferecer ao anunciante virtual ideia exata da eficiência do anúncio feito na rede social. O anúncio da novidade foi feito no sábado no site de tecnologia Business Insider.
A ferramenta proposta pelo Facebook foi pensada em etapas. Na primeira, o anúncio feito no Facebook, acompanhado de imagem ou frase atraente é apenas visto pelos usuários da rede. Alguns clicam na imagem ou frase para buscar desdobramento daquela informação. Uma parte de quem clicou irá até a loja de varejo, ou procurará compra virtual. No momento da venda do varejo será registrado o e-mail, número de telefone ou endereço.
Será o suficiente; com uma dessas informações será possível descobrir se funcionou, ou não, colocar o anúncio no Facebook. A rede tem hoje um bilhão de usuários, a maior parte deles cadastrados com uma dessas informações, e-mail ou endereço. O cruzamento dessas informações daria à empresa anunciante a possibilidade ver se o usuário do Facebook, exposto ao anúncio, realizou a compra. Inclusive com a margem de tempo, entre quando viu o anúncio e quando fez a compra.
A preocupação coma a privacidade do usuário foi avaliada tanto pelo Facebook como pela Datalogix, segundo o Business Insider. As duas empresas garantiram que absoluto anonimato dos usuários. A rede social apenas entregaria aos anunciantes um relatório com a porcentagem de usuários que viram a publicidade, clicaram em algum desdobramento do anúncio e efetivamente realizaram a compra.
A proposta central da ferramenta é oferecer cálculo mais exato do retorno do investimento feito no anúncio. A maior dúvida no uso da rede social, como mostrou matéria do Estadão publicada em 17 de novembro, página B11, é a mesma dos investidores: o usuário da rede social, interessado em socializar imagens ou informações pessoais, suportaria a convivência muito intensa com anúncios, no mesmo site?
O Facebook não comentou oficialmente o assunto, mas divulgou os dados sobre o faturamento no terceiro trimestre deste ano que alcançou US$ 1,26 bilhão. Desse total, 86% veio da venda de anúncio. Com um detalhe importante: forte crescimento do anúncio para aparelhos móveis. No terceiro trimestre este segmento de móveis alcançou receita de US$ 150 milhões. Parece pouco na relação com o faturamento total; porém, é preciso observar que no segundo trimestre esse segmento obteve faturamento de US$ 10 milhões. O crescimento tão acentuado no segmento móvel chamou a atenção de todos os analistas.

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