EUA prometem reforçar laços com o Sudeste Asiático para conter China

secretário de Estado americanoAntony Blinken, prometeu nesta terça-feira (14) que a Casa Branca fortalecerá seus laços com os países do Sudeste Asiático e reforçará a segurança do Indo-Pacífico junto com aliados, criticando o que chamou de “ações agressivas” da China na região. 

Ele afirmou que os Estados Unidos vão promover projetos de infraestrutura na região, ampliar o acesso “seguro e confiável” à internet e adotar uma estratégia para unir as capacidades militares americanas às dos aliados do Indo-Pacífico. 

“Há tanta preocupação do Nordeste da Ásia ao Sudeste Asiático, no rio Mekong e nas ilhas do Pacífico sobre as ações agressivas de Pequim, reivindicando o mar aberto como seu, distorcendo os mercados por meio de subsídios a empresas estatais”, disse Blinken, durante visita à Indonésia

Blinken afirmou que os EUA aprofundarão suas alianças com Japão,Coreia do SulAustráliaFilipinas Tailândia. Além disso, o governo americano quer fortalecer as parcerias estratégicas que mantém com outros membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Segundo o secretário de Estado, o presidente dos EUA, Joe Biden, quer organizar uma cúpula com os líderes da Asean nos próximos meses. O objetivo é identificar áreas para ampliar a cooperação, como infraestrutura,saúde pública energia renovável

“Vamos preencher a lacuna de infraestrutura. Estamos ouvindo preocupações crescentes de funcionários de governos, da indústria e de entidades trabalhistas no Indo-Pacífico sobre o que acontece quando os projetos de infraestrutura não são bem-feitos, como quando é concedido, por meios escusos, procedimentos corruptos ou construídos por empresas estrangeiras que importam sua própria mão de obra, extraem recursos, poluem o meio ambiente e levam as comunidades ao endividamento”, disse Blinken, em uma aparente referência à China. 

Ainda sobre a infraestrutura, Blinken citou o recente lançamento pelos países que formam o Quad — EUA, Austrália, Japão e Índia — de um grupo de coordenação para incentivar mais investimentos na região. Ele também falou sobre o “Build Back Better World”, uma iniciativa do G7 para disponibilizar financiamento “transparente e sustentável”. 

Em outra alfinetada a Pequim, o secretário de Estado afirmou que os EUA e seus aliados promoverão que a região do Indo-Pacífico seja “livre e aberta” ao defender que a internet seja “segura e confiável contra aqueles que estão trabalhando ativamente para torná-la mais fechada”. 

Blinken esteve com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, ontem, e, hoje, reuniu- se com o chanceler do país, Retno Marsudi. Após o encontro, ele afirmou que os EUA têm um “forte compromisso estratégico” com o governo indonésio. 

A Indonésia é a primeira etapa de um tour de Blinken pelo Sudeste Asiático. Nos próximos dias, o secretário de Estado também visitará a Malásia e a Tailândia.

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/12/14/eua-prometem-reforar-laos-com-o-sudeste-asitico-para-conter-china.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação