Montadoras de automóveis decidiram “emprestar“ o que sabem sobre carros elétricos para garantir o uso da energia solar acumulada durante a noite. A ajuda é bem clara: muitos proprietários de casas geram sua própria eletricidade com painéis solares mas eles ainda precisam da energia das distribuidoras a noite. As montadoras dizem ter uma solução armazenando essa energia não poluente em baterias de carros para uso posterior.
A Honda será a primeira. Amanhã, terça-feira, introduzirá em uma casa experimental tecnologia que permite a produção de mais energia do que a casa consome. Empresas de energia solar decidiram trabalhar com montadora para criar casa autossuficiente, com uma bateria de carro como centro nevrálgico.
A Ford e a Toyota perseguem estratégias semelhantes, como mostrou a matéria do The New York Times, assinada por Todd Woody, traduzida no Estadão de 30/03, pg B9. O Instituto de Estudos de Transporte da Universidade da Califórnia forneceu o terreno, o edifício, a iluminação para o Honda Smart House.
O coração da casa de 180 metros quadrados da Honda é um quarto junto à garagem que contém um conjunto de baterias de lítio capaz de gerar 10 quilowatts hora. A bateria é uma versão menor da que aciona o Honda Fit inteiramente elétrico estacionado na garagem. Junto à bateria está o Sistema de gestão de eletricidade da casa que decide quando explorar a eletricidade renovável gerada pelos painéis solares que tanto carregam a bateria como armazenam energia solar.
A casa enviará energia excedente para a rede e se as distribuidoras ficarem sobrecarregadas, como acontece no verão com o ar condicionado ligado, a casa receberá um pedido de ajuda e enviará eletricidade para as demais. A conta é simples: uma casa de tamanho similar consumiria 13,3 megawatt hora de eletricidade por ano, enquanto uma casa inteligente gera um superávit estimado de 2,6 megawatt hora por ano.