Emoções reveladas online são “contagiosas”

As emoções expressas online, nas atualizações de status do Facebook, por exemplo, podem ser contagiosas. As conclusões são do estudo das universidades da Califórnia e de Yale e do Facebook Inc, com mais de cem milhões de pessoas nos EUA e cerca de um bilhão de mensagens publicadas por elas.

As mensagens otimistas são mais propensas a afetar o humor das pessoas do que as negativas. “Queríamos saber se as mudanças emocionais de uma pessoa poderiam provocar o mesmo sentimento em outra pessoa e foi exatamente isso que encontramos”, resumiu James Fowler, professor da Universidade da Califórnia, um dos coordenadores da pesquisa publicada originalmente na revista online “PLOS ONE”. O The Wall Street Journal reproduziu parte do estudo, traduzido na edição de 14/03 , pg B13 do Valor Econômico.

Os pesquisadores identificaram que um dia chuvoso tem influência direta no teor das mensagens: o número de mensagens negativas aumenta. Isso afeta o conteúdo da página do Facebook dos amigos desse usuário em outras cidades onde não está chovendo. Cada mensagem negativa gera 1,29 novas mensagens negativas dos amigos de cada usuário.

As mensagens foram organizadas por negativa ou positiva, a partir de palavras chaves, como triste ou feliz. Para eliminar o efeito por tópico , os pesquisadores removeram todas as mensagens que falavam especificamente de clima. “Nós queríamos mensagens nas quais a chuva estava levando as pessoas a escreverem negativas que não tinham nada a ver com mau tempo” insistiu Fowler.

Com 1,2 bilhão de usuários ativos, clima de otimismo ou pessimismo pode se espalhar de forma muito rápida no Facebook. : “e isso pode influenciar os mercados financeiros, que tem bolhas e estouro de bolhas, como pode ter influência na atividade política”, como também ponderou Fowler.

Estudo anterior, de 2010, dos mesmos pesquisadores mostrou que o envio de uma mensagem a usuários do Facebook instigando a votar teve efeito na decisão de comparecer ou não as urnas. O grupo de controle que não recebeu a mensagem teve comparecimento à urna bem menor. A mensagem se referia a imagem de grupos de amigos contando. Foi o suficiente para alterar a decisão de ir votar, ou não.

Para garantir privacidade o Facebook não disponibilizou os dados. Os pesquisadores usaram sistema próprio automatizado de análise de mensagens.

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