Em publicidade, atenção vale muito. Inclusive, telefonema de graça…

Para o anunciante quanto vale a atenção de um possível comprador de seu produto? Pode valer, por exemplo, ligação gratuita de seu celular. O modelo chegou a São Paulo no começo de agosto: a pessoa disca uma senha no celular e, após ouvir anúncio de até 24 segundos pode fazer ligação local de até um minuto. A chamada patrocinada funcionou como teste em algumas cidades do Sul. O retorno foi considerado bom.

O usuário do serviço liga para qualquer fixo ou celular de operadora determinada uma vez por dia e quem paga a o minuto é a empresa responsável pelo anúncio. O criador do projeto, que tem patente global, considera o serviço, veículo de mídia “único e direto” entre anunciante e cliente de telefonia móvel. O serviço já conta com 15 grandes anunciantes, entre eles Unilever e Ambev, e chega ao Rio de Janeiro no final deste mês. A previsão é de alcançar 1,3 milhão de ligações mensais.

As operadoras de telefonia entendem, como mostrou matéria do Estadão de hoje, pg B14, que o produto “faz muito sentido em função do perfil de público”. O foco do serviço são os clientes dos planos pré-pagos, quase 80% do mercado de telefonia móvel, estimado em 260 milhões de linhas, segundo a Anatel. Além dos spots de áudio, os clientes podem entrar em contato direto com a marca, teclar para receber um SMS, ganhar um brinde ou ser transferido para o call center.

O serviço consegue definir perfil de público, a marca escolhe se quer atingir homens ou mulheres e em que horário. Os dados do cliente, segundo a operadora, só são utilizados se forem autorizados. O formato é atraente para o usuário exatamente porque não é invasivo, preservado o “só ligo se eu quiser”. A plataforma pretende oferecer, conforme o uso, mais brindes ao cliente. A Unilever fez um projeto piloto no Nordeste com o serviço, em torno de uma marca de amaciante de roupa, e obteve muito bom resultado.

Segundo a consultoria especializada eMarketer, os gastos com este tipo de publicidade móvel devem chegar neste ano a US$ 60 milhões. Em 2012, foram US$ 30 milhões. A previsão é que alcance US$ 132 milhões no próximo ano.

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