Disney aposta alto na festa dos 50 anos

“Não faço negócios com pessoas fantasiadas.” Diz a lenda que foi com essas palavras, em 1959, que um proprietário de terras recusou a tentativa de Walt Disney de comprar uma propriedade à beira-mar na região de Panhandle, na Flórida.

Esse talvez tenha sido um dos maiores erros econômicos de todos os tempos. Então, para construir a versão da Disneylândia na Costa Leste dos EUA, o pai da indústria de parques temáticos foi para uma pacata cidade no centro da Flórida chamada Orlando e inaugurou ali um resort em 1.º de outubro de 1971 – que agora se estende por quase 110 quilômetros quadrados, emprega mais de 70 mil pessoas e atrai aproximadamente 50 milhões de visitantes por ano: o Walt Disney World.

No primeiro dia deste mês, a Disney World começou a comemorar o 50.º aniversário do local, com canhões de confete fazendo show. O evento promocional durará pelo menos 18 meses e incluirá novas montanhas-russas para o Epcot e o Magic Kingdom, um novo hotel com tecnologia de ponta destinado a simular uma viagem a Star Wars, duas novas extravagantes queimas de fogos de artifício, produtos de edição limitada e a MagicBand+, tecnologia vestível que irá desbloquear (após se pagar um determinado valor) experiências interativas.

Também há uma música-tema, com título nada sutil: Magic Is Calling (A Magia está Chamando). Aqueles que não são fãs da estratégia megalomaníaca da empresa para o entretenimento familiar sem dúvida vão manter ainda mais distância.

Por outro lado, milhões de pessoas atenderão ao apelo da Disney, injetando centenas de milhões de dólares na empresa, nas companhias aéreas e na economia de Orlando – todas, por sinal, ainda tentando se recuperar da pandemia.

“Há uma grande demanda”, disse Jeffrey Merola, proprietário da Mouse Vacation Planning, subsidiária da agência de viagens Direct Travel em Syracuse, Nova York, com foco na Disney.

“Mas também há algumas pessoas remarcando seus passeios para 2022. Elas querem esperar para ver o que acontecerá com o novo coronavírus, e, de qualquer maneira, vários dos maiores lançamentos em comemoração ao aniversário da Disney não começarão a funcionar antes disso”, afirma Merola. As montanhas-russas, por exemplo.

Merola deu a entrevista direto do aeroporto de Orlando na tarde de 1.º de outubro. Ele tinha visitado o Magic Kingdom pela manhã. “Queria estar lá no verdadeiro dia de aniversário porque isso parecia histórico.”

A Disney Parks, Experiences and Products teve lucro de US$ 356 milhões no trimestre mais recente, já que a disponibilidade de vacinas contra a covid-19 levou as famílias em grande número de volta aos parques. O grupo perdeu US$ 1,9 bilhão em igual período de 2020. “Vamos aumentar a capacidade de público à medida que tivermos demanda”, disse Christine M. McCarthy, diretora financeira da Disney, a analistas em 12 de agosto.

Mas a variante Delta provocou cancelamentos, com agentes de viagens dizendo que as famílias estavam mais uma vez preocupadas em viajar para a Flórida, principalmente porque crianças muito novas ainda não foram vacinadas.

Bob Chapek, CEO da Disney, reconheceu “um pouco do impacto” da variante em declarações durante recente reunião com investidores, mas disse que as reservas para as festas de fim de ano não foram alteradas. Ele observou que as medidas de segurança da Disney, como uso obrigatório de máscaras, mostraram-se eficazes.

Chapek e Robert A. Iger, presidente executivo da Disney, deram o pontapé inicial do evento de marketing do aniversário no dia 30 de setembro, com discursos em frente ao Castelo da Cinderela, decorado com enfeites dourados e tinta furta-cor.

As reações dos fãs ao novo visual foram, em sua maioria, positivas, sobretudo em comparação à aparência lastimável do castelo para seu 25.º aniversário, em 1996, quando a Disney o transformou em um bolo colorido que lembrava um Pepto Bismol.

Entretanto, de novo, é impossível agradar a todos: “Extremamente decepcionada por eles não trazerem de volta o castelo de bolo de aniversário para o 50.º aniversário do Walt Disney World. É sério isso, Disney?”, escreveu uma pessoa no Twitter./

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