O interesse dos investidores mudou. E muito. Pela primeira vez, desde 2001, os Estados Unidos tiraram a China da liderança dos países preferidos pro empresários para investimentos estrangeiros diretos (IED). O Brasil ficou em terceiro lugar seguido pelo Canadá. A Índia que ficou em segundo no ano passado, passou para o quinto lugar. A pesquisa da A.T. Keraney é realizada junto a executivos de todas as partes do mundo e foi realizada entre outubro e novembro de 2012.
A confiança nos EUA cresceu com o aumento da produção de petróleo e gás do país que promete reduzir os custos de energia e criar novas oportunidades de exportação. A pesquisa mostrou que os investidores estão cientes do déficit fiscal americano e do impasse político de Washington, mas os EUA estão se beneficiando porque muitas empresas estão trazendo de volta a produção que tinham transferido para a Ásia.
Os responsáveis pela pesquisa, como mostrou matéria da Dow Jones, publicada no Valor Econômico de 27 de junho, pg A 15, insistiram eu a economia americana, ainda um pouco hesitante, vê, superando a economia européia desde a crise global de 2008. Também, os Estados Unidos estão com uma taxa de nascimentos melhor que a da maioria dos países ricos.
A atratividade da China caiu pelo aumento dos salários e envelhecimento acelerado da população, embora a pesquisa mostre que o país deve continuar a a trair muitos investidores estrangeiros.
A Kearney realiza esta mesma pesquisa desde 1998. Os EUA ocuparam a liderança por cinco anos, perdendo espaço para a China nas pesquisa entre 2002 e 2012. No ano passado os EUA estavam no quarto lugar.