O número impressiona: a classe média brasileira já soma 108 milhões de pessoas, com renda entre R$ 320 e R$ 1.120 por mês. Eles representam 54% da população. Segundo a pesquisa Faces da Classe média, realizada pelo Instituto Data Popular e pela Serasa Experian, este grupo é o 18o. maior mercado consumidor do mundo. E seria o 12o. país mais populoso do mundo.
A Classe C, como mostrou matéria de O Globo, de 19/02, pg 23, respondeu por um consumo de R$ 1,17 trilhão e por 58% do crédito concedido no País, no ano passado. Essa fatia da população tem 4 perfis diferentes: promissores (jovens que querem estudar mais), experientes (estabilizados e com benefícios da aposentadoria), batalhadores (que saíram da pobreza e conquistaram ganhos de emprego e renda) e os empreendedores (donos de maior renda e nível educacional).
Os batalhadores têm em média 40 anos e representam 39% do grupo. E têm a maior parcela de consumo: R$ 388,9 bilhões. Eles fazem largo uso do crédito. Os experientes forma 20,5 milhões de pessoas, com idade média de 65,8 anos e 59% deles têm ensino fundamental.
Os promissores têm idade média de 22,2 anos e 51% deles já passou por descontrole financeiro. Os empreendedores são a minoria, 11,6 milhões, são os mais escolarizados, 60% acessa a internet e 44% têm carteira assinada.
Pela pesquisa, a classe média deve fazer 8,5 milhões de viagens nacionais, e 3,2 milhões de viagens internacionais, comprar 6,7 milhões de tvs, 4,8 milhões de geladeiras, 4,5 milhões de tablets, 3,9 milhões de smartphones, 3 milhões de carros e 2,5 milhões de casas e apartamentos.