China domina venda global de PCs. E Coréia, a de celulares

O reinado das vendas de computadores pessoais mudou de dono. E de continente também. Depois de seis anos de liderança absoluta a Hewlett-Packard, a HP, perdeu o posto para a fabricante chinesa Lenovo. No terceiro trimestre deste ano, a HP ficou com a fatia de 15,5% das vendas globais de PCs. A Lenovo bateu em 15,7%. É preciso lembrar que o grupo chinês deu um salto na presença internacional quando comprou, faz sete anos, a unidade de PCs da IBM. Os dados são da empresa de pesquisa de mercado Gartner.

Os executivos da HP ponderaram algumas razões para a perda da liderança, começando pelo processo de troca de CEO, que incluiu a discussão de possível desmembramento da unidade fabricante de PCs da companhia. Outro ponto relevante é que a empresa foi muito prejudicada pela crise econômica  tanto nos EUA como na Europa, que provocou o adiamento de troca de equipamentos em muitas empresas.

Os executivos da HP não esqueceram outro ponto essencial: a concorrência dos dispositivos móveis, especialmente os tablets, que levaram  muitos consumidores a abandonar a compra de um novo PC.

A trajetória de negócios da Lenovo foi completamente diferente nos últimos anos. Além de um contínuo adquirir de outras companhias, a empresa chinesa empreendeu com êxito política muito agressiva em termos de preço, em especial no mercado profissional de PCs. O resultado forma sucessivas fatias de mercado conquistadas nos últimos dois anos com crescimento de vendas em todas as regiões do planeta.

Troca de continente

A migração para a Ásia nas vendas com maior sucesso em TI não ficou restrita aos PCs. No terceiro trimestre deste ano, na venda de celulares, a Samsung aumentou a distância que já tinha em relação à Apple, provocada pela forte procura do Galaxy III. Entre julho e setembro a empresa coreana vendeu 55 milhões destes celulares enquanto a Apple negociou 26,2 milhões de IPhones. A explicação mais repetida dos executivos americanos  foi que o lançamento do IPhone 5 reduziu as vendas da versão anterior.

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