“Cara” do Facebook muda: mais destaque para foto e vídeo

O Facebook vai mudar. Ontem, a empresa anunciou que o “feed” de notícias terá nova aparência. Feed é a página inicial que exibe as contínuas atualizações. Principal mudança: a partir de agora o conteúdo visual terá muito mais destaque. Quem passa a ter espaço maior são as fotos e os vídeos. Imagem de perfil também aumenta. O mecanismo de filtrar os posts deixará a visualização das histórias compartilhadas bem mais simples.

O mercado gostou: as ações do Facebook subiram ontem 4,3% depois do anúncio das mudanças. Em algumas semanas o novo feed estará disponível nas versões para web, smartphone e tablets. Como mostrou matéria do Estadão de hoje, pg B18, as primeiras mudanças que os usuários já começarão a perceber irão colocar uma nova ordem no grande volume de atualizações. A mudança permitirá também a unificação de aparência de todos os aplicativos, tanto faz a plataforma, se web ou tablet, por exemplo.

Mark Zuckerger, que anunciou as alterações, destacou a importância do feed de notícias para a empresa e insistiu na importância do conteúdo visual: “Mais de 50% do feed de notícias hoje são fotos e conteúdos visuais. Em novembro de 2011, imagens eram 20% do conteúdo.

As mudanças alteram a forma de anunciar na rede? O diretor de design do Facebook, Julie Zuho afirmou que as alterações envolvem todo o conteúdo e, portanto, envolvem também anúncios. Como fotos terão mais destaque, a decisão valerá também para os anúncios. A empresa que paga por propaganda com foto, obviamente terá mais espaço no feed. A intenção é atrair mais marcas de luxo, mais acostumadas a explorar fotos grandes. Outras redes que se conectam com o Facebook, como Instagram, terão chance de melhorar performance via Facebook.

Um site especializado, Business Insider disse que que anunciantes pagariam mais para anunciar em formato vídeo: “anunciantes gostam muito de vídeos e geralmente estão dispostos a pagar até 50% a mais do que pagariam pro anúncios comuns”.

Não é difícil entender, portanto, porque o Facebook passará a dar muito mais destaque ao conteúdo visual, fotos e vídeos.

Comentários estão desabilitados para essa publicação