Apple, Alphabet (Google), Samsung e Amazon perderam posições no ranking global de tecnologia da informação (TI) produzido pela consultoria Strategy&; (antiga Booz & Company, agora pertencente à PwC). O ranking baseia-se em uma análise do potencial estratégico das empresas de tecnologia com capital aberto.
Esse potencial é avaliado com base no desempenho financeiro das companhias, na força de seus produtos e serviços, na presença geográfica, em inovações e ações de fortalecimento das marcas.
As cinco primeiras colocadas no ranking – na ordem, IBM, Microsoft, SAP, Oracle e Cisco – mantiveram suas posições inalteradas entre 2014 e 2015, como mostrou matéria, assinada por Cibele Bouças, no Valor de 30/11
Já a Apple caiu da sexta para a oitava colocação entre 2014 e 2015. O Google saiu do oitavo para o décimo lugar. A Samsung saiu da sétima colocação para a décima primeira colocação e a Amazon, da décima segunda para a décima quarta posição. De acordo com a pesquisa, essas companhias apresentaram um ritmo de crescimento mais lento à medida que seus produtos atingiram a maturidade no mercado, nos últimos anos.
“A mudança de posição no ranking depende de uma série de fatores, mas o que mais pesa é o desempenho financeiro e a presença geográfica”, disse
Fusaro acrescentou que as companhias brasileiras de tecnologia acabam não entrando nesse ranking de 50 empresas de destaque no mundo por terem uma operação muito concentrada no mercado interno.
Já no lado positivo, a Intel ganhou 12 posições de 2014 para 2015, chegando à décima segunda colocação no ranking. O salto deve-se à evolução do portfólio da companhia, que passou de um enfoque concentrado em equipamentos para um mix mais integrado de equipamentos, software e serviços.
Outra empresa que subiu no ranking foi a EMC, que passou da décima terceira para a nona posição, devido à expansão do seu portfólio de produtos. Essa posição não leva em conta a compra da EMC pela Dell, no início de 2016.
Ao todo, 11 companhias passaram a figurar no ranking das 50 melhores empresas de TI pela primeira vez: Salesforce, Computer Associates, Amadeus, Adobe, Alibaba, Nokia, Canon, Netapp, ZTE, SoftBank e CenturyLink.
De acordo com a Strategy&, as companhias de tecnologia têm evoluído para além de definições tradicionais, como estratégia para crescer. As empresas não ficam mais restritas a um subsetor específico, como equipamentos ou software. As empresas líderes no ranking têm como diferencial uma proposta de valor específica, oferecendo algo que nenhuma concorrente pode fazer.