A última fronteira: China compra muitas empresas no Vale do Silício

Sem muito alarde as grandes empresas chinesas de internet avançam nas compras em pleno Vale do Silício, Califórnia. Essas empresas, que até o ano passado tinham poucos negócios fora do mercado chinês, desembolsam pequenas fortunas para comprar empresas novatas americanas. O alvo é entender como essas start ups funcionam e, se possível, até ganhar posição de destaque no mercado americano.

A maior investidora é a Tencent Holdings, empresa chinesa de redes sociais e jogos, que planeja liderar a rodada de captação de recursos de US$ 200 milhões para adquirir o popular aplicativo de mensagens chamado Snapchat.

Essa compra é apenas o mais novo alvo da China. Há várias outras companhias do Vale do Silício na mira de Pequim. Como mostrou matéria do The Wall Street Journal, assinada por Ewelin M. Rusli e Paul Mozur, traduzida no Valor Econômico de 6/11, pg B8, em meados deste ano a Tencent, com US$ 5 bilhões em caixa, liderou o investimento de US$ 150 milhões feitos na fab.com, empresa americana de comércio eletrônico. No mês passado o Alibaba Group, gigante chinesa da web, fez investimento de US$ 206 milhões para ter o controle da ShopRunner, rival da Amazon. A UCWeb, empresa chinesa de navegador de internet para dispositivos móveis, também anunciou investimentos nos EUA.

Os chineses não chegaram ao Vale do Silício usando apenas cheques gordos. Eles também procuram associação com grupos de banqueiros e executivos americanos. Em outubo, o grupo Alibaba formou grupo de investimentos com base em San Francisco, liderado por Michael Zeiser, ex-executivo da Liberty Media Group e da McKinsey. Em Shenzen, onde a Tencent mantém sua sede, executivos americanos da Goldman Sachs dão as cartas.

Fundada em 1998, a Tencent ganhou destaque com seu sistema de mensagens instantâneas chamado QQW, destinado a estudantes universitários chineses. A empresa usou o domínio que conquistou no nicho de bate-papos – são 800 milhões de usuários mensais – para direcionar vendas de videogames e sites de rede social , com lucro forte em produtos virtuais, jogos eletrônicos e anúncios publicitários. Com uma diferença importante: menos de 10% do faturamento da Tencent vem de anúncios, comparado aos 80% com faturamento de publicidade do Facebook.

A compra da Snapshot – empresa que envia mensagens que expiram muito rápido – está ligado às ambições globais da Tencent para seu próprio aplicativo de mensagens para smartphones, o We-Chat. Um investidor de capital de risco analisou o movimento de compra chinês como “procura de escala, especialmente EUA, Índia e Europa”.

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