“Para gostar de ler” mudou de formato… e de caminho

Livro interessante é coisa que pede conversa. Pouco importa o assunto. Mas, muitas vezes, leitura vira uma coisa muito solitária. Desde 2007, existem alternativas digitais para compartilhar leitura. A diferença é que, agora, a primeira rede social em português destinada a leitores de livros “pegou”. Criada em 2009, a Skoob alcançou mais de 700 mil usuários cadastrados. A rede permite criar estante virtual, compartilhar resenhas, participar de discussões e, talvez o mais importante, trocar livros.
Pensado por dois leitores cariocas, o Skoob foi criado para atender grupo de amigos que queria alternativa on line para falar de livros. Na primeira semana, 2.500 pessoas se cadastraram, sinal de que muita gente esperava uma rede social específica para leitores. Os criadores da rede perceberam um fato: ler é quase sempre algo solitário, mas a vontade de comentar o que se leu não é. O difícil é “encontrar pessoas que estejam lendo o mesmo livro”. A razão da rede é esta: facilitar o encontro de leitores.
A rigor, a Skoob não é rigorosamente uma novidade. Como mostrou o Estadão, edição de hoje pg L6, o Goodreads, de 2007, é o pioneiro nesse tipo de rede social. Desenvolvido em 2007 nos Estados Unidos, a partir de uma constatação simples: “quando quero uma dica de leitura recorro a um amigo e não a uma lista de best sellers”. Desde o início o Goodreads foi pensado para “compartilhar experiências” no sentido de descobrir novos títulos. E a rede social foi ferramenta ideal nesse processo.
A evolução mais importante foi a possibilidade aberta pelo Goodreads, com os aplicativos do iPad e iPhone, de fazer download gratuito de títulos que já estavam em domínio público. O criador do Goodreads, Otis Chandler, afirmou que o site também foi feito pensando no mercado de e-books porque “comprar livros também migrou para o meio online”. Aqui está o desafio maior e também o mundo novo aberto por sites deste tipo: “As pessoas precisam encontrar uma maneira de encontrar livros on line, o que é um desafio muito maior do que avaliar livros em uma estante”.
Não há dúvida que o famoso “para gostar de ler” iria mudar de formato com a internet. Este processo já começou. O endereço do site brasileiro é: http://www.skoob.com.br

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