Respeito a minha cultura é bom, e eu gosto! O McDonald’s abrirá dois restaurantes totalmente vegetarianos na Índia. Não está sozinho. O Subway, que tem 290 pontos de venda no país, já abriu um estritamente vegetariano no rico estado do Punjab. Na frente deles está o Domino’s Pizza que já tem desde o ano passado restaurantes totalmente vegetarianos em alguns bairros de Mumbai e Gujarat. O sucesso foi enorme. O McDonald’s fez uma aproximação cultural com o mercado indiano de outro modo: abrirá seus dois restaurantes vegetarianos em dois centros de peregrinação, como estratégia para crescer oferecendo refeições a preços acessíveis para jovens e famílias com orçamentos limitados. E em viagem. Na terra em que vacas são divindades e não come carne bovina até quem não é vegetariano radical, decididamente, não é fácil vender hambúrguer tradicional. O primeiro restaurante do Mc Donald’s foi aberto na Índia em 1996, já servindo carne de carneiro no hambúrguer, mas a adaptação não funcionou bem: a carne não era considerada macia o suficiente. A carne de frango foi uma alternativa, mas o que colou mesmo foi servir refeições vegetarianas. A matéria do The New York Times, assinada por Amy Kazmin (traduzida no Valor Econômico de 5 de setembro pg. B4) descreveu o interessante cardápio das refeições vegetarianas: o McVeggie, uma pequena torta de cenoura, ervilhas e batatas; o McAlooTikki, uma torta de purê de batata, apimentada, frita no óleo; ou o McSpicy Panneer, uma torta feita com tradicional queijo indiano. O McDonald’s já tem 270 lojas na Índia e prevê expansão acelerada com novos itens vegetarianos no cardápio. Quem mais avançou na adaptação do cardápio ao gosto local foi a Domino’s com suas inovações na direção da cultura local, como a pizza de cinco pimentas. Estas inovações já transformaram a Índia no terceiro mercado da rede, perdendo só para Inglaterra e México. Lucro não pode, nem deve, brigar com a cultura. Como McDonald’s parece ensinar.