Leitura de jornal aumenta com plataforma digital

As plataformas digitais, tablets e smartphones, impulsionaram a leitura de jornais. Aliás, nunca se leu tanto jornal como agora: são 2,5 bilhões de pessoas que leem jornais impressos pelo menos uma vez por semana. O dado está no Relatório Tendências da Imprensa Global publicado pela Associação Mundial de Jornais.
A Folha publicou alguns dados desse relatório na edição de 5 de setembro, pg B4. Na internet a audiência de jornais é de 600 milhões. Destes, 500 milhões também leem a versão impressa. Os outros 1,9 bilhão só leem na web.
É curioso, mas o número de leitores de jornais é maior que o número global de usuários de internet. Em 2010, 34% da audiência global da internet, segundo a Folha, leem notícias de jornal on line. Em 2012, esse índice saltou para 40%. Com diferentes perspectivas. Por exemplo: nos EUA, 7 em cada 10 usuários de internet visitam sites de notícias, mas apenas 17% deles o fazem diariamente. É essa falta de intensidade que compromete a receita de publicidade. Também compromete o interesse do consumidor em pagar por notícia.
O setor de jornais movimentou US$ 200 bilhões no ano passado. O vice-presidente da Associação Mundial de Jornais, Larry Lylman, foi bem claro: “não temos um problema de audiência”. E completou: “A audiência nós temos. O desafio é de negócios, de encontrar um modelo bem sucedido para a era digital”.

Comentários estão desabilitados para essa publicação