O Ministério da Educação divulgou o que considera uma boa redação. A forma escolhida para essa divulgação foi a de um Guia oficial do que é um texto bem escrito para orientar os alunos. Principalmente, os que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Mas, óbvio, o critério proposto pelo MEC não serve só para quem prestará o Enem.
O guia foi elaborado por técnicos do INEP, o instituto oficial encarregado de elaborar a maior parte dos exames da educação brasileira. O maior avanço deste guia é que agora tanto quem faz a prova, como quem a corrige, conhece os parâmetros e critérios considerados como boa redação. Uma das competências pedidas é o domínio da norma culta da língua escrita. As regras do Novo Acordo Ortográfico, portanto, precisam ser respeitadas.
O INEP apresentou os pontos que considera competências básicas de um bom texto. Os sete itens sugeridos incluem: dissertação (compreensão da proposta temática), introdução ((apresentação do tema), desenvolvimento (a ordem dos argumentos), tese (a exposição do principal argumento ou objetivo do texto), proposta (conclusão ou proposta de intervenção para o problema tratado), texto (encadeamento lógico das ideias) e, finalmente, a coerência (os argumentos são consistentes e justificam a tese apresentada).
O conteúdo completo do Guia do INEP sobre o que é esperado de uma boa redação está disponível no site do instituto, no endereço: http://www.inep.gov.br