A mídia eletrônica no Brasil ganhará uma visão mais exata. O Instituto Verificador de Circulação, IVC, que avalia a circulação de toda mídia impressa, fará a primeira pesquisa com fundamentos estatísticos sobre uso de aplicativos por internautas brasileiros. Uma parceria do instituto com a Digital Pages, empresa que desenvolve aplicativos para editoras, será encarregada de fixar os padrões tecnológicos dessa avaliação.
Para o IVC já ocorreu significativo crescimento de navegação em dispositivos móveis. Como mostrou matéria do Valor Econômico de 19 de novembro, pg B3, a nova medição envolverá métricas similares às usadas para avaliar interação de internautas com sites de publicações jornalísticas, como número de visitas, total e usuários, tempo de permanência em cada página, e número de páginas visitadas por usuário.
Por enquanto, não há pesquisas que mostrem o volume de acessos às notícias por aplicativos. Há indícios de que a audiência dos aplicativos tenha aumentado mais que os acessos à internet de dispositivos móveis.
Convivem duas metodologias nas consultorias para avaliar audiência na internet. Uma consiste em usar uma instrução em HTML para verificar o que todos os usuários fazem em determinado site. A segunda metodologia cria um painel, em que a empresa seleciona amostra de internautas e acompanha todo a movimentação nos sites que acessam.
A Digital Pages assegurou que será medido todo tipo de interação, desde a abertura de imagens, acesso a arquivos de áudios e vídeos e quantidade de downloads, tantos pagos como gratuitos. O IVC avisou que pretende homologar outras empresas que desenvolvam aplicativos para medir audiência de mídia eletrônica ainda neste ano.