A TI chegou aos brinquedos. E ajuda a revelar mudanças

O maior concorrente da boneca da Estrela ou do helicóptero é o iPad ou o iPhone. A solução para atrair o consumidor e concorrer com artigos eletrônicos é o lançamento de brinquedos com chip. No Natal de 2011 a indústria de brinquedos lançou 450 produtos com este perfil neste ano serão 600.
A questão está na mudança de expectativas em torno do que é brincar. As inovações incluem, por exemplo, a Susi Wireless, que vem com um QR Code que aciona o closet da boneca no site da Estrela, ou um helicóptero “de combate” que pode ser acionado por celular.
As áreas de marketing dos fabricantes de brinquedos repetem que a única maneira de despertar interesse na criança “é sempre trazer novidades” e uma das formas de apresentar novidades é “embutir a eletrônica nos brinquedos”. Não há dúvida que muitas vezes a “maquiagem do produto” ainda funciona; a atualização de produtos antigos inclui alguns truques, como a de incluir um “óculos 3D” como acessório no velho jogo Detetive.
O custo final do produto conta e, nesse caso, a escala da indústria eletrônica é um competidor predatório. A maioria dos brinquedos com aparatos eletrônicos perde no custo final para os tablets.
Não é só a eletrônica que mudou o universo dos brinquedos. A mudança de comportamento na sociedade fez muito mais que o chip para alterar o perfil da produção. O Estadão, na edição de 11 de novembro, pagina B16, entrevistou o diretor de operações da Lego no Brasil. O executivo descreveu como um novo brinquedo voltado para meninas, o Lego Friends levou quatro anos de pesquisa e desenvolvimento até ficar pronto porque “ele representa a menina de hoje e não mais aquelas que apenas brincavam de casinha”.
Esse é o ponto. As áreas de marketing também, apenas, captaram a mudança na qual o concorrente eletrônico é, de novo, apenas um deles. A atenção da criança está sendo disputada por novas situações que são exatamente aquelas que ela vê na sociedade em que vive.
As implicações da mudança nos brinquedos são amplas. É só um sinal da velocidade das mudanças nos hábitos, comportamento e mentalidade. Agora, sem dúvida, acompanha tal mudança quem quiser. Cada família lida com essas novidades do seu modo e com liberdade total para lidar e aceitar toda essa modernização.

Comentários estão desabilitados para essa publicação