Varejo: o contexto do mercado e o perfil do novo consumidor

Por Carlos Barbosa

Neste último dia 09 tivemos a satisfação de receber Eneas Pestana, Presidente do Grupo Pão de Açúcar, nas dependências da ESPM. Em palestra descontraída e muito bem estruturada, Eneas contou a mais de 300 alunos do curso de Administração da ESPM/SP sua trajetória profissional e seu modelo de gestão empresarial no GPA.
De maneira didática, Eneas dividiu a palestra em cinco segmentos: a) o contexto do mercado e do setor varejista, b) o perfil do grupo, c) o perfil do novo consumidor, d) a estratégia e o modelo de gestão praticado, e e) resultados financeiros.
Nos dias que se sucederam à palestra, aproveitamos para utilizar o GPA como pano de fundo, como base para os exercícios de Finanças propostos em sala de aula.
Pudemos observar nos relatórios financeiros referentes ao primeiro trimestre do ano de 2013 (1T13), publicados pelo grupo, que o GPA Alimentar – composto por supermercados (Pão de Açúcar, Extra Supermercado e PA Delivery), hipermercados (Extra, Hiper), lojas de proximidade (Minimercado Extra), atacado de autosserviço (Assaí), GPA Malls & Properties, postos de combustíveis e drogarias – obteve uma receita bruta de vendas de R$ 8,149 bilhões, com crescimento de 10,6% em relação ao 1T12; obteve um EBITDA de R$ 518 milhões, com crescimento de 6,2% em relação ao 1T12 e margem de 7,0%; e obteve um Lucro líquido de R$ 176 milhões, com aumento de 19,5% em comparação com 1T12.
Já o GPA Consolidado – composto por GPA Alimentar e Viavarejo (lojas físicas Casas Bahia e Pontofrio) e comércio eletrônico da Nova Pontocom: Extra.com.br, PontoFrio.com.br, Casasbahia.com.br, Barateiro.com.br, Partiu Viagens, e‐Plataforma e o Pontofrio Atacado) – obteve no 1T13 uma receita bruta de vendas de R$ 14,984 bilhões, com crescimento de 9,7% em relação ao 1T12, um EBITDA de R$ 862 milhões, com aumento de 11,2% em relação ao 1T12; e um lucro líquido de R$ 275 milhões com crescimento de 69,7% em relação ao 1T12.

Esses dados revelaram forte expansão operacional, com resultados sem dúvida invejáveis a qualquer grupo nacional ou internacional. Mas é interessante, entretanto, a “dica” dada pelo Eneas aos nossos alunos da ESPM (e olha que uma dica dada pelo Eneas não é pouca coisa não): “Estrutura de capital é a coisa mais importante para vocês, administradores. Lembre-se disso, olho no caixa”. Nesse sentido, o exercício seguinte será entender que estrutura de capital, ou ainda, como evoluiu a estrutura de capital do GPA para dar suporte a esses resultados operacionais. Será, de maneira geral, entender a “Relevância da Estrutura de Capital para Empresas Varejistas”. Semana que vem.

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