Thales Trigo, Coordenador da Unidade Tamandaré do Anglo Vestibulares
Um dos mais importantes conceitos no mundo digital é o conceito de resolução. Na verdade, a mesma palavra tem diferentes sentidos na óptica, na fotografia digital e nas imagens digitais de forma geral.
Resolução óptica.
Na óptica, resolução é a capacidade que um aparelho óptico tem de separar objetos próximos. Um telescópio, por exemplo, tem grande poder de resolução, pode separar objetos astronômicos como duas estrelas observadas a grandes distâncias. O olho humano, apesar de ser um sofisticado aparelho óptico, não percebe bem objetos de um determinado tamanho a partir de uma certa distância. Um outdoor, observado a uns 60 metros se parece com uma imagem contínua, uma fotografia. Observado de perto, nota-se que é formado por grandes discos coloridos com grandes intervalos entre eles.
É por essa razão que uma fotografia muito ampliada deve ser observada de longe. Quando, em uma exposição fotográfica, vejo alguém olhando uma ampliação grande de muito perto, fico logo pensando, mais um chato! Querendo avaliar a qualidade da ampliação, do arquivo, do tratamento etc.. Fotografias grandes devem ser observadas de longe.
Resolução da câmera digital.
A resolução de uma câmera digital é um conceito bem simples.
É apenas o número total dos pixels que formam a imagem produzida pela câmera. Se uma câmera digital tem um sensor com dez milhões de fotodiodos, a resolução dessa câmera será de dez megapixels. O prefixo mega indica milhões.
Cada fotodiodo, um pequeno detector de luz ( isso sim existe no sensor ) , produz um pixel da imagem digital. Naturalmente, quanto maior a resolução da câmera, maior é o número de pixels que formam a imagem e, dessa forma, grandes ampliações são possíveis.
Na próxima semana analisamos a resolução das imagens digitais.
Thales Trigo
Fotógrafo profissional
Diretor da Fullframe Escola de Fotografia em São Paulo
Bacharel em Física pela USP
Mestre em Astronomia pela USP
Doutor em Engenharia pela USP