Pedro de Santi
Em todo o mundo, o mês de outubro tem sido dedicado ao cuidado da saúde da mulher; mais especificamente, à prevenção do câncer de mama: ele é um dos mais letais e não provoca dores a não ser estágios avançados. Isto torna a prática do auto-exame essencial para sua identificação precoce. O Outubro Rosa nasceu no final do século passado com o espírito de integrar ações até então dispersas. Muitos dos principais monumentos e edifícios do mundo são iluminados de rosa. Este mesmo espírito de integração nos anima e vamos também iluminar de rosa nosso Campus da Rua Álvaro Alvim por algumas noites.
Na ESPM, decidimos expandir a atenção ao câncer de mama a uma temática mais abrangente sobre a mulher, em algumas de suas formas no mundo contemporâneo: sua saúde em geral, sua sexualidade, sua inserção no campo do trabalho e da política, sua representação no cinema e na publicidade.
Entre os dias 14 e 20 de outubro, teremos encontros, palestras e exposições (de fotos e cartazes produzidos pelos alunos) a respeito. A programação integra diversos níveis da faculdade: o RH e o Marketing da escola, professores da Graduação e da Pós-graduação, alunos da ESPM Social, do C.A., do D.A. e do Coletivo Coralina; além de convidados externos. Tudo com o apoio decisivo da Diretoria Acadêmica.
Há alguns anos, escrevi neste espaço um texto sobre o “Dia internacional da mulher”; disse então que ainda o comemorávamos na esperança de que, um dia, isto não fosse mais necessário: ou seja, que a posição social da mulher fosse tão justa que não fosse mais preciso destacar um dia para defendê-la. Enquanto este dia não vem, vamos comemorar e dar voz a quem de direito.
No dia 14 de outubro, começará a programação mais concentrada. Durante a tarde, uma equipe de médicas e estudantes de medicina trarão uma orientação para as funcionárias sobre o auto-exame da mama, que precisa ser realizado regularmente. Para aquelas que tenham indicação de mamografia, o encaminhamento para que ela possa ser feita de forma gratuita já será oferecido.
As mesas de debate também vão começar no dia 14. Abriremos os trabalhos às 14:00 hs com uma mesa sobre a vida profissional. Ela contará com duas grandes profissionais da ESPM e uma convidada. Ana Lúcia Lupinacci foi a primeira mulher a ocupar a posição de Coordenadora de curso entre nós, e conduz o curso de Design com grande competência: ele é um dos cursos mais reconhecidos da faculdade. Hoje, Ana conta com a ótima companhia de Maria Elisabete Antonioli, na coordenação do curso de Jornalismo. Também comporá a mesa Adriana Gomes, que é Coordenadora do Centro de Carreiras da Pós-graduação ESPM e colunista da Folha. E teremos como convidada Érica Zanotti, do instituto Consulado da Mulher, que trabalha com a capacitação de negócios para mulheres em todo o Brasil.
No mesmo dia 14, às 18:00 hs., teremos uma mesa sobre Saúde e sexualidade da mulher. Nela, contaremos com a ginecologista Maria Eugênia de Santi, que trabalha no Hospital de referência na saúde da mulher, Pérola Byington. Teremos também a psicanalista Elisa Ulhoa Cintra, professora da Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP. A terceira componente da mesa será uma representante das alunas, como porta voz de suas pautas e questões.
Dedicaremos o dia 15 à discussão sobre a representação social da mulher.
Às 14:00 hs, os professores João Carlos Gonçalves (Joca) e Regina Ferreira da Silva, ambos estudiosos de semiótica, trabalharão a representação da mulher no cinema através do filme Elena (2012) de Petra Costa.
Às 18:00, será a vez de discutir a representação da mulher na publicidade, com Tânia Hoff, coordenadora de nossa Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de consumo; Maria Collier de Mendonça, nossa ex-aluna que dedicou seu mestrado e doutorado a esta questão; e Ana Paula Passarelli, diretora de conteúdo e inovação da Plano Feminino, uma plataforma dedicada à comunicação com a mulher contemporânea.
Nesta noite, a agência Talent irá propor um desafio: apresentará aos alunos um briefing real relativo a uma ação dirigida a mulheres. Esperamos que a reflexão desenvolvida nas mesas de debate ajudem na criação das peças.
Na sexta-feira, às 18:00 hs,, um grupo de professores da ESPM selecionará três campanhas que serão submetidas à Talent na semana seguinte; com direito a feedback e premiação por parte da agência.
Finalmente, no dia 20, às 14:00 hs, receberemos o Ártemis, grupo de referência em implantação de políticas e serviços para a melhoria da vida de mulheres, e que acrescentará esta dimensão de ativismo político ao nosso Outubro Rosa.
Para o fechamento de nossas atividades, teremos no mesmo dia às 18:00 hs. a apresentação parcial da peça “Bodas de sangue”, de Garcia-Lorca (que se tornou um belo filme de Carlos Saura nos anos 80), com um grupo da faculdade Célia Helena. A apresentação será seguida de debate com os professores Ana Enésia Machado (membro do grupo de teatro), Celso Cruz e Leslie Marko.
Buscamos uma ação abrangente e integradora de diversas vozes de mulheres e sobre as mulheres que perpassam nossa comunidade. E o fazemos num corte transversal que parta de orientações práticas sobre a saúde, passe pela inserção no mercado profissional e atinja um nível mais abstrato e acadêmico: a própria definição de feminilidade, a reflexão sobre o lugar da mulher em nosso mundo.
Todas as mesas de debate acontecerão no Auditório Victor Civita.