Nomes que criaram a marca internacional Tramontina: Valentin, Elisa, Ivo, Ruy e Clóvis.

Rose Mary Lopes

Comumente, quando nossos jovens são indagados sobre exemplos de marcas internacionais, com frequência exagerada ouvimos Microsoft, Google, Apple, Facebook, Nike, BMW, Audi, Mercedes Benz etc.

Quando perguntados sobre empreendedores que eles admiram, as referências tendem mais a ser externas. Brasileiros surgem raramente: Silvio Santos, Antonio Ermírio, Eiki Batista – quando este ainda era enaltecido pela mídia-. Dificilmente uma mulher.

E, no entanto, diversos brasileiros construíram negócios que atravessaram nossas fronteiras, com presença em diversos países, até com instalações fora daqui, até com unidades de produção no exterior.

No entanto, temos grandes lições de garra empreendedora, visão, superação de adversidades e de empreendedorismo familiar que perdura por gerações construindo negócios invejáveis com marcas reconhecidas.

Um destes casos é o da Tramontina. Hoje, com 103 anos, 10 fábricas – uma em Belém, outra em Recife e oito no Rio Grande do Sul, 6 mil funcionários, fabricando mais de 17 mil itens, está presente em mais de 120 países com sua própria marca.

Empreendedores aos quais devemos tirar o chapéu! Afinal, não é fácil empreender em nosso país agora. Imaginem nos idos de 1911, numa vila que mal nascera, fruto da extensão ferroviária: Carlos Barbosa.

Pois, a ferrovia é percebida como oportunidade, e valentemente o nosso Valentin Tramontina, filho de colonos italianos que trouxeram as marcas da industrialização, se aventura a fazer ferramentas.

Valentin monta sua pequena ferraria nesta vila. De fato era um ferreiro que vivia de fazer canivetes e facas, ferrar cavalos e de prestar pequenos serviços de consertos para empresas como a refinaria de banha de Arthur Renner (cujo descendente fundou as lojas Renner!).

A produção se mantém artesanal, e os novos modelos oferecem cabos de chifre ao invés da tradicional madeira. Só em 1932 ele “terceiriza parte da produção” ao fazer com que agricultores, no tempo livre, em casa, fabriquem os canivetes e facas.

O infortúnio acontece, Valentin morre em 1939, e não fosse a esposa D. Elisa assumir as rédeas no negócio, este teria fracassado, nos tempos difíceis da guerra. Ela é quem vai à frente e abre os mercados regionais e da capital para os poucos produtos que faziam.

Não fosse a amizade entre Ivo, filho de D. Elisa, e Ruy J. Scomazzon, aluno da faculdade de Ciências Econômicas da PUC que, apenas com 20 anos, começa a assessorar a empresa, em 1949. Sua visão marca uma inflexão.

A Tramontina adquire máquinas e implanta inovações que permitem que a transformam numa manufatura, produzindo itens em série. Scomazzon entra para a sociedade em 1954.

Daí para a frente, Ivo e Ruy fazem a empresa crescer com ampliações da fábrica, com novas unidades em outros municípios. Passa a ser uma sociedade anônima em 1961, ano em que falece a empreendedora Elisa. No começo dos anos 70 se inicia a exportação.

De lá para cá, sobretudo a partir de 1992 quando assume Clóvis Tramontina, tem estendido sua linha de produtos, por exemplo: móveis de madeira e de plástico. Tem centros de distribuição no exterior. Inaugurou em 2013 uma loja conceito no Rio.

A Tramontina é uma das empresas mais importantes do Brasil, uma referência mundial em cutelaria, um grupo profissionalizado com muitas lições de empreendedorismo. Está na hora dos nossos jovens reconhecerem e admirarem estes empreendedores da saga TRAMONTINA!

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